Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A 4ª edição “Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro“, promovido pelo Sesc São Paulo, ocupa as unidades da capital, interior e litoral com atividades cheias de representatividade negra. A programação traz apresentações de música, dança, teatro e performances, além de rodas de conversas e oficinas sobre temas que vão da culinária afrodiaspórica à literatura negra, dos tambores africanos ao ativismo na moda afro-brasileira.
O nome do projeto faz alusão as efemérides de 13 de maio, dia da abolição da escravatura e início de uma nova fase de exclusão e marginalização do povo negro no Brasil, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra ou Dia de Zumbi, que relembra o assassinado do líder do Quilombo dos Palmares.
Série Damas do Samba é um dos destaques na programação do Sesc
Para o ano de 2022, o projeto parte da experiência, do movimento e envolvimento com as realidades sociais vividas pela população negra. As atividades acontecem até novembro e incluem a mostra cinematográfica “Imagens de África: Ousmane Sembene“, no Sesc Pinheiros, que joga luz sobre a trajetória deste poeta, romancista, ex-combatente na resistência francesa ao nazismo e anticolonialista.
Destaque ainda para a retrospectiva “Damas do Samba“, exibida no SescTV. Com produção da Modo Operante Produções, a série de quatro episódios conta histórias centradas nas mulheres e nas grandes escolas de samba cariocas. Dirigida e roteirizada por Susanna Lira, a série está disponível sob demanda no canal.
—Aziza: uma editora que só publica autores negros criada por quem entende do mercado
Os capítulos narram, por meio de depoimentos, entrevistas e imagens, a história, o trabalho e a vida de compositoras, passistas, porta-bandeiras, pastoras da comunidade, musas, tias, intérpretes, carnavalescas, aderecistas, bordadeiras e muitas outras. De personalidades como Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes às novas integrantes das escolas, fala-se sobre as raízes do samba, as vozes femininas, o trabalho nos bastidores e o futuro das escolas.
Clara Nunes
Entre os dias 11 e 25 de junho, o Sesc Avenida Paulista vai se tornar um pedaço vivo da Bahia. A Casa Mestre Ananias traz para a unidade o projeto “São Paulo é Bahia Viva”, com rodas de capoeira, brincadeiras, prosas e apresentações musicais de Aurino de Maracangalha, Samba Garoa do Recôncavo, Samba Sem Vintém e convidados. Todas as atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos.
A Casa Mestre Ananias representa a memória e a continuidade do legado de Ananias Ferreira, mestre baiano, capoeirista e sambador, fundador da Associação de Capoeira Angola Senhor do Bonfim, em 1953, e pioneiro na capital paulistana. O espaço é pautado no processo de transmissão oral dos saberes populares em um eixo sociocultural na comunidade do Bixiga, com foco nas expressões da cultura baiana desenvolvidas na capital paulistana, por meio da capoeira tradicional e do samba de roda.
Já no dia 26 de junho, o Sesc Santana recebe o show QUEBRA QUEBRANTO, do grupo Clarianas, que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil, com participação de Ana Maria Carvalho. A apresentação traz canções que aprofundam temas como empoderamento feminino, extermínio da população negra, herança indígena e religiosidade afro brasileira, sempre envoltos às vozes das “lavadeiras”, tambores e harmonias sertânicas.
Clarianas é um grupo de cantadeiras urbanas que investiga a voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil | Foto: Bia Varella
Confira a programação completa aqui.
Publicidade
O fotógrafo Jason deCaires Taylor criou esse ensaio sensacional com esculturas submersas no oceano, que aumentam 25% o...
O futebol de Cristiano Ronaldo está à altura do tamanho de sua vaidade. Quem conhece sabe, seja jogando pelo Real...
Alexandre Frota (PSL-SP) segue mostrando influência no Congresso Nacional. O deputado federal acaba de emplacar mais...
Estudantes de arquitetura, arquitetos e amantes das construções em geral vão se apaixonar por estas tatuagens que...
Num tempo tecnológico e caótico onde a quantidade absurda de informações e imagens nos bombardeia diariamente, como...
A artista Bisa Butler encontrou um meio incomum de homenagear homens e mulheres negros através de sua arte. Ela usa...
Chegou a vez de São Paulo receber a série de shows “Sai da Rede 2017 - O Som que Vem da Web” no Centro Cultural...
Um artista anônimo de Paris está fazendo a internet pegar fogo com suas belíssimas ilustrações eróticas. Com...
Depois de anunciar a realização de uma série adaptando o clássico O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien para as...