Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Utilizando resíduos da bananeira e do açaí de juçara, duas estudantes brasileiras criaram uma alternativa promissora para produzir um produto indispensável gerando menos impactos ambientais. O Sustain Pads são absorventes que podem ainda ser uma solução para o problema da pobreza menstrual, pois têm um custo muito menor que os tradicionais na indústria.
O acesso a produtos sanitários, espaços seguros e higiênicos para utilizá-los e o direito de administrar a menstruação sem vergonha ou estigma são essenciais para quem menstrua. Mas, na prática, não é o que acontece para todes. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou que uma em cada dez meninas perdem aula quando estão menstruadas, por não terem acesso a absorventes e outras opções de higiene para o período.
Laura Nerdel Drebes; Flávia Twardowsk e Camily Pereira dos Santos
No Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de mulheres vivem em casas sem banheiros e cerca de 213 mil meninas que frequentam escolas não têm banheiros em condições ótimas de uso – 65% dessas garotas são negras. Já no sistema prisional do país, onde 62% das mulheres são negras e 74% são mães, a lei obriga o Estado a fornecer assistência material e de saúde às presas. Mas 60,9% delas entende que a quantidade de absorventes oferecidos é insuficiente. Saiba mais:
– O que é pobreza menstrual e como ela afeta mulheres em situação vulnerável
O projeto, das alunas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, sob orientação da Profª Flávia Santos Twardowski Pinto, foi premiado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio do do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS). Elas levaram o Stockholm Junior Water Prize (SJWP) – Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – Etapa Brasil.
O material também é sustentável por utilizar o pseudocaule de plantas que possuem falsos caules. Enquanto muitas pessoas não têm acesso aprodutos higiênicos durante a menstruação, aqueles que usam colaboram para um descarte de 10 mil absorventes durante em suas vidas – lembrando que os absorventes tradicionais demoram até 500 anos para se decompor.
Publicidade
Descobertas, transições e incertezas. A adolescência é a fase da vida que se estende entre a infância e a idade...
Desde semana passada, o tema das tempestades solares ou erupções solares têm entrado em pauta na mídia. Na semana...
Prepare seu coração! Nesta segunda-feira (14), a América do Sul será agraciada com um baita fenômeno astronômico:...
Inicialmente, o encontro entre as irmãs Brittany e Briana Deane e os irmãos Josh e Jeremy Salyers parecia somente uma...
Em 1995, Syd e Peter Lovibond, pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, em Sydney, na Austrália,...
A escolha do horário no qual praticamos nossos exercícios físicos diários podem ter maior importância do que...
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, identificaram um gene que influencia na memória de camundongos....
Cuidar do planeta é simbolicamente cuidar de nós mesmos – não existimos, afinal, sem essa imensa casa na qual...
Se a ideia de aranhas capazes de voar centenas de quilômetros parece ao leitor a trama para um filme de terror ruim ou...