Diversidade

Ex-jogador Richarlyson declara bissexualidade e desabafa contra homofobia: ‘Já namorei homem e mulher. E aí?’

24 • 06 • 2022 às 14:07
Atualizada em 24 • 06 • 2022 às 15:33
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Em entrevista ao podcast “Nos Armários dos Vestiários”, da Globo, o ex-jogador e comentarista Richarlyson revelou ser bissexual.

O podcast aborda a homofobia dentro do mundo do futebol e teve como primeiro convidado o atleta, que marcou a história do futebol brasileiro.

Richarlison abriu o jogo sobre sua sexualidade e faz história ao se tornar primeiro atleta publicamente LGBTQIA+ a ter atuado pela Seleção Brasileira

“A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: “Richarlyson é bissexual”. E o meme já vem pronto. Dirão: “Nossa, mas jura? Eu nem imaginava”. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí?”, disse.

– Duas mulheres selam noivado na arquibancada e dão bico na homofobia do futebol

“Amanhã vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, completou o comentarista.

Quem acompanhou futebol nos anos 2000 e 2010 se lembra de Richarlyson por duas coisas: sua tenacidade como jogador e as sequenciais vezes que ele foi vítima de LGBTfobia.

Se o mundo do futebol de hoje ainda é extremamente homofóbico, nos anos 1990 e 2000 ele era ainda mais cruel. E Richarlyson foi um bode expiatório da violência heteronormativa.

– Justin Fashanu: a história primeiro jogador de futebol a se declarar homossexual na Inglaterra

O multicampeão Richarlison

O atleta estava no elenco do São Paulo Futebol Clube que foi campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2005, além do tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008. Pelo Atlético Mineiro, o meio-campista também foi bicampeão estadual e fez parte do elenco campeão da Libertadores de 2013.

Richarlison fez história dentro dos gramados; era conhecido por sua inteligência e tenacidade no meio-campo

A decisão de revelar sua sexualidade de forma pública fez com que Richarlyson se tornasse o primeiro jogador LGBTQIA+ assumido a ter atuado pela Seleção Brasileira e pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Hoje ele trabalha como comentarista na TV Globo.

Neste ano, dois jogadores de futebol masculino profissional também se declararam LGBT. O primeiro foi Joshua Cavallo, lateral esquerdo do Adelaide United.  O segundo foi Jake Daniels, atacante do Blackpool United.

A homofobia está em debate no futebol por conta da Copa de 2022, que será realizada no Catar. O país, uma monarquia conservadora islâmica salafita, possui leis anti-LGBT. A organização do evento já afirmou que bandeiras do orgulho serão banidas em jogos.

“O Catar e a sua região são mais conservadores, então as demonstrações públicas de afeto, que são desaprovadas, devem ser evitadas”, disse Nasser Al Khater, chefe do comitê organizador da Copa no Catar.

Publicidade

Fotos: Destaques: Reprodução/Instagram/@richarlyson Foto 1: Bruno Cantini/Atlético Mineiro/Creative Commons


Canais Especiais Hypeness