Sustentabilidade

Família dispensa papel higiênico e adota uso de panos reutilizáveis; entenda

20 • 06 • 2022 às 19:24
Atualizada em 23 • 06 • 2022 às 10:31
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Uma família canadense há quatro anos deixou de usar papel higiênico, mas sem abrir mão da higiene pessoal: a solução encontrada pelos Allen foi trocar o que consideravam um imenso desperdício por pedaços de pano.

Os retalhos de tecido são lavados e reutilizados, em processo semelhante ao que se faziam com as fraldas de pano no passado – como eles também fazem, já que, em nome de uma vida mais sustentável, não utilizaram fraldas descartáveis com seu filho mais novo.

A família Allen: a iniciativa começou como economia, e se tornou compromisso sustentável

A família Allen: a iniciativa começou por economia, e se tornou compromisso sustentável

-Papel higiênico de maconha é realidade que pode salvar milhões de árvores por ano

Como foi a mudança? 

Se a mudança visa amenizar o impacto ambiental dos hábitos familiares de uma família de cinco pessoas, formada por mãe, pai e três crianças, a motivação inicial foi mesmo financeira.

Segundo o casal, que vive na cidade de Ontário, no Canadá, o orçamento estava curto por conta de dívidas com mensalidades de universidades, e começaram trocando o papel higiênico por lenços umedecidos para economizar – em seguida, porém, os lenços também foram trocados pelos pedaços de pano.

Amber mostrando alguns dos retalhos que utilizam para economizar em papel higiênico

Amber mostrando alguns dos retalhos que utilizam para economizar em papel higiênico

-Deserto do Atacama vira lixão da moda com toneladas de roupas descartadas pelo 1º mundo

‘Dinheiro na privada’

“Estava literalmente jogando o meu dinheiro na privada”, comentou a mãe, Amber Allen, em reportagem do jornal The Sun. Após se livrarem das dívidas – que passavam de 50 mil dólares –, a família decidiu manter o hábito e a economia.

Os hábitos sustentáveis, bem como a decisão de abandonar o uso do papel higiênico, se tornaram sucesso nas redes sociais: com o nome The Fairly Local Family, Amber e sua família têm mais de 71 mil seguidores no Instagram. 21 mil no TikTok, e 230 mil no Youtube. “Vivo uma vida imperfeitamente sustentável com meus três filhos e meu marido, Joseph, e juntos buscamos equilíbrio: fazemos nosso melhor para viver sem desperdício e com diversão”, escreve, na descrição do canal.

Os retalhos são reaproveitados e reutilizados, após serem deixados de molho e lavados

Os retalhos são reaproveitados e reutilizados, após serem deixados de molho e lavados

Amber recomenda a utilização de tecidos resistentes e macios, como a flanela

Amber recomenda a utilização de tecidos resistentes e macios, como a flanela

-Marca transforma sobras de tecido em absorventes reutilizáveis

A família é também vegana há cerca de 16 anos, e cultiva boa parte dos alimentos em seu próprio jardim. “Me alimentar com saúde, educar meus filhos em casa, tomar boas decisões financeiras, cuidar do jardim e mostrar as pessoas do mundo todo que pequenas mudanças podem trazer grandes impactos são meus compromissos”, diz o texto.

E para quem também quiser trocar o papel higiênico por pedaços de pano, ela recomenda o uso de tecidos resistentes e macios, como cobertores de flanelas para bebês, e que os retalhos sejam colocados de molho, em água com vinagre, antes de serem levados à máquina, após utilizados.

A família é vegana, e cultiva boa parte de seus alimentos nos jardins da casa em Ontário, no Canadá

A família é vegana, e cultiva boa parte de seus alimentos na casa em Ontário, no Canadá

A mãe, junto de seus três filhos: Amber estima que já economizaram cerca de 50 mil dólares

A mãe, junto de seus três filhos: Amber estima que já economizaram cerca de 50 mil dólares

Publicidade

© fotos 1, 5, 6: Instagram/@thefairlylocalfamily/reprodução

© fotos 2, 3, 4: Youtube/The Fairly Local Family/reprodução

 

 


Canais Especiais Hypeness