Sustentabilidade

Frente fria promete temperaturas negativas e 4ºC em Porto Alegre

07 • 06 • 2022 às 15:08 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Nesta semana, as temperaturas já abaixaram na região Centro-Sul do Brasil por conta da chegada de uma nova frente fria ao país. Apesar de não tão intensa quanto o frio de maio, essa onda de ar polar promete temperaturas negativas na região Sul e muito frio em algumas capitais brasileiras. Em Porto Alegre, a mínima pode chegar a 4º C.

Onda de frio deve chegar com mais intensidade no sudeste a partir do dia 9

Nada parecido com maio

A nova frente fria é causada por uma onda de ar polar vinda da Antártica. A chegada do ar frio deve derrubar a temperatura em especial nas regiões mais ao norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, onde costumam ocorrer os fenômenos de neve no Brasil.

De acordo com o meteorologista Cesar Soares, da Climatempo, essa massa de ar polar deve encontrar uma certa dificuldade para alcançar São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em entrevista ao G1, ele afirmou que “a temperatura vai cair e as pessoas vão sentir frio, mas nada tão intenso quanto a última onda de maio”.

Contudo, há riscos de geada na manhã do domingo nos dois estados e em Santa Catarina, sul de Mato Grosso do Sul, extremo sul e oeste de São Paulo.

Modelo do Instituto Nacional de Meteorologia prevê temperaturas próximas de zero no próximo dia 12 na região sul do Brasil

Além disso, estima-se que a partir de quinta-feira (9), regiões como a Zona da Mata Mineira, o Rio De Janeiro e a capital paulista possam enfrentar temperaturas um pouquinho mais baixas. Estima-se também um frio atípico para regiões próximas do Gran Chaco boliviano, como o Acre e Rondônia.

Em maio, São Paulo e Brasília bateram recordes históricos de temperaturas baixas, além de neve ter sido registrada em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A frente fria antecede a chegada do inverno, que começará às 6h14 do dia 21 de junho, e termina às 22h04 do dia 22 de setembro.

Publicidade

Fotos: © Getty Images Foto 2: Reprodução/InMet


Canais Especiais Hypeness