Reverb

Gilberto Gil abre intimidade da família, inclusive com brigas, em nova série documental

10 • 06 • 2022 às 09:22 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

As próximas apresentações de Gilberto Gil pela Europa e África em celebração pelos seus 80 anos levarão ao palco toda sua família pela primeira vez, e as preparações para essa turnê histórica foram transformadas em série documental pelo Amazon Prime Video: Em Casa com os Gil mostrará Gil junto de sua mulher Flora, seus filhos Preta, Bela, Bem, José, Marília, Maria e Nara, os netos João, Francisco, Flor, Bento ao lado de outros familiares.

A série foi filmada ao longo de 20 dias no sítio da família, na região serrana do Rio de Janeiro – onde aconteceram os ensaios, a escolha de repertório e os planejamentos da turnê, assim como muitas conversas, brincadeiras e debates.

Música, poesia e sabedoria são parte essencial da vida de Gilberto Gil, bem como da série do Prime Video

Música, poesia e sabedoria são parte essencial da vida de Gilberto Gil, bem como da série 

Flora e Gil em cena de "Em Casa com os Gil": a sanfona foi o primeiro instrumento do compositor

Flora e Gil em cena de “Em Casa com os Gil”: a sanfona foi o primeiro instrumento do compositor

-Gilberto Gil relembra sua infância no interior da Bahia em post emocionante

A série ganhou recentemente seu primeiro trailer, revelando que a produção terá muita música e bate-papo em clima divertido e íntimo, com momentos de emoção e alegria e alguns eventuais e naturais atritos típicos de qualquer contexto familiar. Temas como bondade, empatia, poesia, convívio familiar, assim como a própria seleção das canções que irão compor o repertório da turnê, no trailer surgem como temas de conversas profundas – tudo permeado pela voz, a poética e as canções de um dos maiores artistas da música popular mundial em todos os tempos.

-Gilberto Gil diz que ‘Deus é invenção do homem’ em papo profundo sobre a vida

A turnê intitulada “NÓS A GENTE EUROPA 2022 – 80 ANOS DE GIL” contará com a participação de 40 familiares, e viajará por 40 dias por países como Alemanha, Dinamarca, Marrocos, Itália, França, Suíça, Espanha, Bélgica e Inglaterra, e ainda passará pelo palco do Rock In Rio na volta ao Brasil – onde também acontecerão apresentações, no segundo semestre.

O aniversário propriamente será comemorado em palco alemão, na cidade de Timmendorfer, no dia 26 de junho, e os shows também serão filmados, para a segunda temporada da série.

Gilberto Gil completa 80 anos como um dos maiores artistas da música em todos os tempos

Gilberto Gil completa 80 anos como um dos maiores artistas da música em todos os tempos

-23 documentários sobre música para assistir online

“Na primeira temporada, teremos a oportunidade de conhecer os Gil de forma doce e íntima, enquanto eles se preparam para a turnê na Europa”, diz Malu Miranda, Head de Conteúdo Brasileiro do Amazon Studios. “E em breve, os membros Prime poderão também ver o resultado dos ensaios e preparativos da família, além de momentos emocionantes do retorno deles aos palcos passando por todo o continente europeu, em uma nova temporada única, bela e vibrante”, conclui.

No trailer, clássicos como “Realce”, “Barato Total”, “Back in Bahia” e “Esotérico” aparecem como uma pequena fração das canções que serão levadas aos palcos – e da imensidão da própria obra de Gil.

A turnê reunirá 40 pessoas da família Gil nos palcos e bastidores por 40 dias

A turnê reunirá 40 pessoas da família Gil nos palcos e bastidores por 40 dias pela Europa e África

-Bela Gil convoca seguidores nas redes sociais e muda votação sobre proibição de agrotóxico

“A gente ter crescido podendo estar perto de você e da sua obra é uma aula de vida”, resume José Gil, em momento do trailer, diante da família, mas falando em nome de todos os brasileiros.

A primeira temporada da série documental  Em Casa com os Gil chega ao Amazon Prime Video no dia 24 de junho, dividida em cinco episódios de 30 minutos cada, e é produzida pela Conspiração Filmes, com idealização e direção geral de Andrucha Waddington, direção de Pedro Waddington e Rebeca Diniz e roteiro de Hermano Vianna.

Gilberto, Flora, Preta, Bela, Bem, Francisco, José, Flor e mais: a família Gil é estrela da nova série

Gilberto, Flora, Preta, Bela, Bem, Francisco, José, Flor e mais: a família Gil é estrela da nova série

Publicidade

Canais Especiais Hypeness

Especiais