Debate

Homem com transtorno dissociativo tem 10 personalidades e não consegue sair sozinho; entenda

06 • 06 • 2022 às 19:19 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um jovem alemão que sofre de uma forma rara de transtorno dissociativo de identidade (DID) é incapaz de levar uma vida normal, porque cada uma de suas dez personalidades diferentes é muito diferente. O problema, também conhecido como transtorno de personalidade múltipla, já foi tema de filmes como ‘Eu, eu mesmo e Irene’ ou ‘Fragmentado’, mas a condição é rara e, em alguns casos, incapacitante. 

A DID se desenvolve na primeira infância como resultado de um trauma grave e leva ao desenvolvimento de duas ou mais identidades que controlam o comportamento de uma pessoa em momentos diferentes. No caso de Leonard Stöckl, de 22 anos e morador de Munique, na Alemanha, o mesmo corpo é compartilhado com outras dez identidades diferentes.

– Pai se fotografa junto do filho com doença rara e com uma importante mensagem de amor

Leonard conseguiu levar uma vida relativamente normal até o ano passado, quando estava fazendo os exames para a faculdade. Ele não conseguiu se concentrar nos estudos e passou a sofrer perda de memória devido à mudança de múltiplas personalidades, que passaram a ser constantes. 

Ao site Oddity Central, o jovem descreveu sua condição rara como um sistema composto por 10 identidades diferentes – Kovu, 4 de quatro anos; Hektor, de 8; Ana, 16; Cosmo, 17; Ash, 18; Jessy, 19; Leo, 21; Billy, 23; Liv, 24; e Red, 26. Segundo Leonard, qualquer uma dessas personas pode assumir o controle a qualquer momento. Isso torna praticamente impossível manter um emprego, pois todas as suas diferentes personalidades têm habilidades e desejos diferentes, e também dificulta que ele saia de casa sozinho.

– Vídeo rompe preconceitos e mostra como é receber a notícia da chegada de um filho com uma doença rara

Leonard publica nas redes sociais sobre as dificuldades que enfrenta em função da DID

Mas mesmo que viver com DID possa ser incrivelmente difícil às vezes, Leonard gosta de olhar para os aspectos positivos, alegando que não se livraria de seus alters, mesmo que pudesse. “Eles são minha família, meus melhores amigos, minha equipe – eu nem seria capaz de viver sem eles”, disse.

Publicidade

Foto: Reprodução / Twitter


Canais Especiais Hypeness