Design

Instalação imersiva transforma jardim botânico japonês em cenário de sonho surrealista

20 • 06 • 2022 às 10:00
Atualizada em 21 • 06 • 2022 às 19:43
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O coletivo de arte teamLab é conhecido unir tecnologia e natureza em projetos imersivos e impressionantes. Agora, o grupo transforma o jardim botânico de Osaka, no Japão, em cenário de sonho surrealista. O teamLab transforma o jardim em um espaço de arte onde o passado, presente e futuro se cruzam, mudando interativamente sob a influência das ações das pessoas e da natureza.

Enquanto o teamLab Borderless de Tóquio está programado para fechar em agosto, o coletivo de arte tem mais do que alguns truques na manga para os próximos meses. Neste verão do hemisfério norte (nosso inverso), o teamLab deve abrir uma exposição noturna permanente no Parque Nagai de Osaka, com belos ambientes em video mapping e instalações iluminadas.

teamLab no jardim botânico de Osaka

Instalação imersiva transforma jardim botânico japonês em cenário de sonho surrealista

Ao contrário de algumas de suas instalações anteriores, que são montadas por um tempo determinado, a experiência surreal do teamLab passa a ser um elemento permanente dos jardins de Nagai, como parte do projeto de renovação do parque. A proposta inclui ainda a abertura de um skatepark e restaurantes, além de eventos e workshops de grande escala para envolver a comunidade local.

Jardim Botânico do Rio é o terceiro mais “instagramável” do mundo, segundo pesquisa

Depois de aberta, em julho de 2022, esta exposição ao ar livre ganhará vida todas as noites com espetaculares shows de luzes colocados por orbes semelhantes a ovos espalhados pelo terreno, orbes iluminados flutuando na água e outras exibições iluminadas. Como sempre, essas luminárias incandescentes visam destacar a beleza da flora do ambiente.

 

O Jardim Botânico de Nagai, inaugurado em 1974, teve sua reabertura em 1º de abril de 2022 após esforços para criar um ambiente onde as plantas possam prosperar e crescer no futuro, envolvendo rearranjo de árvores em antecipação ao crescimento das raízes e melhorias do solo. Com uma área de 240.000 metros quadrados, o Jardim Botânico de Nagai abriga cerca de 1.200 espécies de plantas, e a flora do jardim muda com as estações do ano.

O projeto de arte do teamLab Digitized Nature explora como a natureza pode se tornar arte. O conceito do projeto é que a tecnologia digital não-material pode transformar a natureza em arte sem prejudicá-la.

A missão do TeamLab é explorar “a longa continuidade do tempo e continuar a acumular significado neste lugar hoje”. A exposição trabalha com o cenário como forma de enfatizar a grandeza que já está ali. Sua iluminação também permite que os hóspedes contemplem a natureza de uma maneira nova e interessante.

O teamLab Botanical Garden Osaka é um jardim botânico durante o dia e um espaço de arte à noite. O espaço de arte se transforma interativamente, influenciado pelo vento e pela chuva, bem como pelo comportamento das pessoas e animais que nele habitam. As pessoas tornam-se parte das obras de arte junto com a natureza e parte da longa continuidade do tempo. As obras de arte, as pessoas e a natureza; o eu e os outros; o passado, presente e futuro; todos formam uma continuidade sem fronteiras.

Para mais informações, acesse o site do teamLab e acompanhe as novidades.

—Tóquio: dicas preciosas e nada óbvias para aproveitar o melhor da capital nipônica

Publicidade

Canais Especiais Hypeness