Viagem

Jatinho ultrapassa velocidade do som pela 1ª vez e pode encurtar viagem SP-NY

03 • 06 • 2022 às 09:26 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Pela primeira vez na história um jatinho executivo conseguiu quebrar a barreira do som, alcançando 1.080 km/h e voando a uma velocidade média de 1.000 km/h utilizando combustível sustentável. O feito foi realizado pela empresa canadense Bombardier em maio de 2021 e anunciado recentemente, durante o lançamento de seu novo modelo, o Global 8000. O lançamento será capaz de completar a viagem de São Paulo a Nova York em cerca de oito horas a uma altitude de até 12,5 km, em Mach 0,94, unidade que representa a velocidade do som.

O Global 8000, modelo supersônico da canadense Bombardier

O Global 8000, modelo supersônico da canadense Bombardier

No interior, as poltronas se movem - e podem formar uma sala de jantar

No interior, as poltronas se movem – e podem formar uma sala de jantar

-Como o clima ajudou no voo subsônico mais rápido da história entre NY e Londres

Os jatos executivos tradicionais costumam atingir velocidades entre 700 km/h e 1000 km/h, mas poucos modelos são capazes de ultrapassar a marca em condições normais à longa distância. Para realizar o feito e superar a barreira do som com um jatinho, a empresa canadense utilizou um protótipo do Global 8000, adaptando o modelo anterior, o Global 7500, com melhorias como um novo motor, equipamentos atualizados e alterações para que as asas suportassem a velocidade. Durante o teste em que a barreira foi quebrada, o avião alcançou a velocidade transônica Mach 1,015.

A suíte do avião, com direito a uma espaçosa cama de casal

A suíte do avião, com direito a uma espaçosa cama de casal

O Global 8000 também tem uma sala de entretenimento, com sofá e televisão

O Global 8000 também tem uma sala de entretenimento, com sofá e televisão

A cabine do jatinho executivo

A cabine do jatinho executivo

-Empresa aluga jato para quem quer fingir que é rico no Instagram

O recorde foi alcançado quase duas décadas após a aposentadoria do Concorde, histórico avião supersônico comercial que voou entre 1976 e 2003, operado pelas companhias British Airways e Air France. O novo modelo supersônico da Bombardier será o jato executivo mais rápido do mundo, e estará no mercado a partir de 2025, com capacidade de transportar até 19 pessoas a um preço de venda de 78 milhões de dólares, equivalentes a 379 milhões de reais na cotação atual. Segundo a empresa, quem já possui o modelo anterior poderá investir para transformá-lo no Global 8000.

O Concorde da British Airways voando no final dos anos 1970

O Concorde da British Airways voando no final dos anos 1970

O teste no qual o protótipo do novo jatinho quebrou a barreira do som pode ser visto no vídeo abaixo.

-Imagens mostram o glamour das viagens de avião entre 1940 e 1970

A autonomia do avião também é um fator diferencial do novo modelo, que terá capacidade de voar até 14.816 km sem parar para reabastecer – assim, o jatinho poderá viajar sem escalas de São Paulo até Nova York, Londres, Moscou, Sidney ou Dubai, por exemplo. A aeronave tem 33,8 metros de comprimento por 8,2 metros de altura, e seu luxuoso interior poderá ser adaptado à vontade do proprietário, para contar com uma cozinha, banheiro com chuveiro, espaço de entretenimento, sala de jantar, uma suíte além de um espaço reservado para a tripulação.

O banheiro do novo jatinho oferece até mesmo um chuveiro

O banheiro do novo jatinho oferece até mesmo um chuveiro

 Global 8000 estará disponível no mercado em 2025

O Global 8000 estará disponível no mercado em 2025, pelo preço de 78 milhões de dólares

Publicidade

© fotos 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8: Bombardier/divulgação

© foto 6: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness