Inspiração

Jéssica Ellen relata enjoo na gravidez; entenda como eles começam

21 • 06 • 2022 às 09:54
Atualizada em 21 • 06 • 2022 às 12:01
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A atriz Jéssica Ellen compartilhou um relato sobre sua gravidez. Na última segunda-feira, dia 13 de junho, a artista que está participando do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com Huck, compartilhou uma imagem ao lado de um balde – segundo ela, seu grande companheiro nesse momento da gestação.

“Além do Dan Ferreira que tem sido um companheiro maravilhoso, esse aí é meu melhor amigo nos últimos meses: o famoso balde”, escreveu. “Comer de 2 em 2 horas e não saber o que vai ficar no estômago por mais de 10 minutos… É assim que tem sido o 1º trimestre da minha 1ª gravidez! É babado”.

Jéssica Ellen relata enjoo na gravidez

Jéssica Ellen relata enjoo na gravidez

Enjoo na gravidez 

O enjoo é um sintoma bastante comum em certos períodos da gravidez. De acordo com o Health Partners, menos 70% das gestantes são afetadas pelas náuseas ou enjoos matinais. O sintoma geralmente começa por volta das seis semanas da gestação, atinge o pico entre as semanas 8 e 11 e geralmente desaparece perto do final do primeiro trimestre. Porém, algumas mulheres podem experimentar náuseas também no segundo e terceiro trimestre.

“Vômitos, azias, enjoos de tudo, do perfume que sempre usei, do cheiro de legume cozido, da água saindo pela torneira, é um horror, e ninguém fala. Não é frescura não, é a construção do ser humano que é complexa mesmo! Sempre sonhei em ser mãe, mas o início de uma gestação é bem difícil, não dá pra romantizar”, disse ainda Jéssica Ellen.

—Jéssica Ellen canta a Umbanda e celebra ancestralidade em ‘Macumbeira’: ‘Conexão espiritual’

Entenda como o enjoo começa na gravidez

Entenda como o enjoo começa na gravidez

Sintomas 

As primeiras semanas de gravidez podem ser um momento emocionante e confuso. A mulher está iniciando uma jornada que envolve muitas mudanças físicas e emocionais, e nem sempre é fácil saber como se sentirá de um dia para o outro.

O enjoo matinal é uma sensação de náusea, às vezes também acompanhada de vômito. Pode ser um dos primeiros sinais de gravidez para muitas mulheres, aparecendo algumas semanas após um teste de gravidez positivo.

—Tatá Werneck fala de gravidez real e hiperêmese gravídica: ‘Não existe grávida mole. É difícil mesmo!’

Apesar de ser chamado de enjoo matinal, o enjoo da gravidez pode acontecer a qualquer hora do dia. As mulheres geralmente sentem mais náuseas com o estômago vazio, o que é mais aparente quando você acorda depois de não comer a noite toda, daí o nome.

Os sintomas de enjoo matinal geralmente ocorrem por conta própria, mas também podem ser desencadeados por certos alimentos, cheiros, calor, estresse e outros fatores. A sensação pode variar de um leve mal-estar, como estar um pouco enjoado, a náuseas e vômitos mais intensos.

O enjoo é muito comum, mas também é possível estar grávida sem experimentar essa sensação. Três em cada 10 mulheres grávidas não apresentam náuseas, por isso não é raro ou preocupante se for esse o caso.

O mesmo vale para aversões a certos alimentos ou cheiros. Cada gravidez é única, por isso nem todas as mulheres grávidas terão os mesmos sintomas. O ideia é sempre fazer um teste de gravidez, que é a única maneira de saber com certeza.

Existem muitas estratégias simples, seguras e eficazes para combater a náusea:

Coma refeições menores ao longo do dia

Ficar com o estômago vazio por muito tempo pode deixar qualquer um doente. Comer pequenos lanches ao longo do dia entre as refeições maiores pode evitar o sintoma.

Evite alimentos desencadeantes

Alguns alimentos e bebidas são difíceis de digerir e podem agravar os sintomas. O ideia é ficar longe de cafeína, alimentos ácidos, como tomate e laranja, e alimentos gordurosos ou picantes. Bananas, arroz, compota de maçã e torradas são mais suaves. Suplementos de ferro também podem contribuir para náusea e constipação.

Mantenha-se hidratada

Beba muitos líquidos. Além da água, bebidas de hidratação esportiva, caldos e sucos podem ajudar a repor os nutrientes que você pode perder com o vômito.

Consuma gengibre

Comer e beber alimentos com gengibre pode ajudar a acalmar os sentimentos de náusea. Opções fáceis incluem ginger ale, balas de gengibre, pirulitos de gengibre ou chá de gengibre.

Tome um suplemento de vitamina B6

Embora já possa estar presente em sua vitamina pré-natal, tomar vitamina B6 adicional mostrou ser eficaz na redução de náuseas durante a gravidez. Você pode consumir de 25 a 50 mg de vitamina B6 por dia, mas é melhor conversar com seu médico antes de tomar suplementos adicionais.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness