Reverb

Justin Bieber cancela shows por causa de paralisia no rosto: entenda síndrome de Ramsay Hunt

15 • 06 • 2022 às 09:09 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O cantor canadense Justin Bieber adiou recentemente alguns shows por conta de uma paralisia facial parcial provocada por uma rara condição diagnosticada. Segundo vídeo publicado nas redes sociais do artista, Bieber foi acometido pela síndrome de Ramsay Hunt, uma infecção dos nervos faciais e do ouvido causada pelo vírus herpes-zoster, que costuma causar a paralisia no rosto. Os shows adiados aconteceriam em Toronto, no Canadá, nos dia 7 e 8, e em Washington, nos EUA, no dia 10 de junho.

No vídeo, Justin Bieber comentou e demonstrou a paralisação em lado do seu rosto

No vídeo, Justin Bieber comentou e demonstrou a paralisação em lado do seu rosto

-Justin Bieber é acusado de apropriação cultural; entenda situação

“Quero atualizar vocês do que está acontecendo, obviamente como vocês podem ver pelo meu rosto. Eu tenho uma síndrome chamada Ramsay Hunt, por causa desse vírus que ataca os nervos do meu ouvido e meus nervos faciais e fez meu rosto ficar paralisado”, explicou o cantor, em vídeo publicado em suas redes sociais. No vídeo, Bieber mostra que um lado de seu rosto está paralisado, sem conseguir piscar completamente, nem sorrir ou mover sua narina. Em 2019, o artista já havia sido diagnosticado com a doença de Lyme, provocada por picada de carrapato e que pode afetar todo o corpo humano.

-Campanha poderosa incentiva jovens a revelarem e não terem vergonha de suas doenças crônicas

“Pra quem estiver frustrado por conta do cancelamento dos próximos shows, eu estou obviamente incapaz fisicamente de realizá-los. Isso é bastante sério, como vocês podem ver. Eu adoraria que não fosse, mas meu corpo está me dizendo que eu preciso desacelerar”, explicou, no vídeo. O artista afirmou que irá utilizar o tempo para descansar e se cuidar, a fim de melhorar e voltar à estrada. “Estou fazendo todos os exercícios para que meu rosto volte ao normal, é só uma questão de tempo, mas não sabemos quanto exatamente”, disse Bieber.

Justin Bieber ao lado de sua esposa, Hailey Rhode Bieber, em evento recente

Justin Bieber ao lado de sua esposa, Hailey Rhode Bieber, em evento recente

-Artista reimagina músicas de Justin Bieber como clássicos dos anos 1980 e o resultado é hilário

A síndrome de Ramsay Hunt é um distúrbio neurológico que acontece por conta da infecção pelo vírus herpes-zoster de um nervo localizado próximo ao ouvido interno. A condição pode causar erupções dentro e fora do ouvido, no céu da boca e na língua, assim como vertigem e zumbido. Em alguns casos como o do artista canadense, a síndrome pode causar paralisia facial e fraqueza. Quanto mais cedo a doença é identificada, mais provável é a recuperação: segundo especialistas, cerca de 75% dos pacientes que recebem tratamento precoce, que inclui o uso de esteróides e antivirais, recuperam-se completamente.

Publicidade

© foto 1: Instagram/@justinbieber/reprodução

© foto 2: Getty Images


Canais Especiais Hypeness

Especiais