Ciência

Meteorito atinge telescópio espacial James Webb e provoca danos

10 • 06 • 2022 às 17:38 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A Agência Espacial dos EUA (NASA) anunciou que o telescópio espacial James Webb – substituto do Hubble – sofreu um acidente após ser atingido por um meteorito.

Entre os dias 23 e 25 de maio, uma rocha espacial atingiu o equipamento e causou alguns danos ao equipamento, mas, segundo a NASA, nada que poderia causar um impacto grave no funcionamento do telescópio.

– Cientistas descobrem novo planeta orbitando estrela mais próxima do Sol

James Webb é um dos principais projetos da NASA e pode produzir imagens incríveis para a pesquisa astronômica no planeta

O James Webb Space Telescope foi desenvolvido ao longo de 25 anos e custou cerca de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56,4 bilhões) aos cofres públicos dos EUA.

Contudo, as primeiras imagens do James Webb só serão reveladas a partir do próximo dia 12 de julho. Ele foi enviado ao espaço em 25 de dezembro de 2021 para complementar a missão do Hubble, que está viajando em direção ao espaço sideral desde abril de 1992.a

– Telescópio Hubble, da Nasa, localiza estrela mais distante já vista e que está há 12 bilhões de anos-luz

O caso acabou surpreendendo os cientistas da NASA, mas eles esperam que nada tenha sido realmente danificado no projeto do James Webb.

O telescópio tem como missão captar imagens em alta definição de diversas regiões da galáxia antes nunca vistas.  O desenvolvimento do projeto estimava a possibilidade de choques com meteoritos. Segundo os cientistas, o James Webb foi atingido cinco vezes por ataques reais de meteoritos, mas ele segue em operação. O equipamento deve ficar ativo por mais dez anos.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness