Debate

Milhões de doses de vacina contra a Covid-19 vão para o lixo; entenda o problema

27 • 06 • 2022 às 10:26
Atualizada em 29 • 06 • 2022 às 10:27
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Farmácias, estados, territórios dos EUA e agências federais descartaram 82,1 milhões de doses de vacina contra Covid de dezembro de 2020 a meados de maio de 2022 – pouco mais de 11% das doses distribuídas pelo governo federal para conter a pandemia, segundo dados que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças compartilharam com a NBC News.

Duas das maiores redes de farmácias de varejo, CVS e Walmart, foram responsáveis ​​por mais de um quarto das doses jogadas no lixo nos Estados Unidos neste período, já que manipulam o maior volume de vacinas. Outras outras farmácias ou centros de diálise – Health Mart, DaVita, Rite Aid, Publix e Costco – desperdiçaram mais de um quarto das doses de vacina que receberam.

Milhões de doses de vacina contra a Covid-19 vão para o lixo

Milhões de doses de vacina contra a Covid-19 vão para o lixo; entenda o problema

Dois estados também descartaram mais de um quarto de suas doses: Oklahoma, que jogou fora 28% das quase 4 milhões de doses que recebeu, e Alaska, que jogou fora quase 27% de suas 1 milhão de doses, segundo dados do CDC.

Entre as vacinas desperdiçadas estão aquelas que expiraram na prateleira e aquelas que estragaram por conta de congeladores quebrados ou problemas de falta de energia. Teve ainda uma grande parte das doses foi descartada no final do dia, quando não havia candidatos para usar as doses restantes de frascos abertos – e que vencem dentro de algumas horas.

– Covid: como não vacinados são tratados mundo afora

Algumas farmácias, incluindo CVS e Rite Aid, disseram que sua prioridade é oferecer a vacina sob demanda. Se dar uma injeção no braço significa abrir um novo frasco e desperdiçar as doses não utilizadas, essa é uma troca que eles estão dispostos a fazer. A CVS desperdiçou quase 11,8 milhões de doses, ou cerca de 13% dos 89,9 milhões que recebeu.

Embora a quantidade total de resíduos esteja dentro dos níveis aceitáveis ​​pela Organização Mundial da Saúde, especialistas em saúde pública levantaram preocupações. Para eles, esses enormes desperdícios devem ser evitados, considerando que menos da metade dos americanos vacinados ainda não receberam uma dose de reforço.

Além dos americanos que precisam de doses de reforço, existem milhões de pessoas em todo o mundo que ainda não foram vacinadas. As doses podem ser úteis para pessoas em centenas de países, inclusive no Brasil.

“É uma tremenda perda para o controle da pandemia – especialmente no contexto de milhões de pessoas em todo o mundo que nem conseguiram tomar a primeira dose”, disse a Dra. Sheela Shenoi, especialista em doenças infecciosas da Escola de Medicina de Yale, à NBC.

— Variante ômicron: por que é importante que você tome a 3ª dose da vacina 

“A demanda se estabilizou ou está diminuindo, e isso leva ao desperdício de frascos abertos – especialmente com frascos multidose”, disse Ravi Anupindi, professor de pesquisa e gerenciamento de operações da Universidade de Michigan, que estudou campanhas de vacinação.

A Pfizer disse que projetou sua embalagem e armazenamento de acordo com as necessidades de sua rede de distribuição global. Já a Johnson & Johnson disse que estendeu a vida útil de sua vacina por até 11 meses em armazenamento refrigerado.

Publicidade

Com informações da NBC News
Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness