Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Nasa realizou um exercício para testar a eficácia do sistema de defesa da Terra contra asteroides potencialmente perigosos que se aproximem do nosso planeta. Para medir nossa capacidade e velocidade de identificar um corpo celeste que represente uma ameaça ao nosso planeta, as informações sobre o asteroide Apófis foram removidas da base de dados de monitoramentos, obrigando os astrônomos a “redescobrir” rapidamente e com precisão o corpo espacial.
O teste foi desenvolvido para medir a eficácia do sistema de defesa global contra asteroides
-Nasa alerta para asteróide que pode acabar com a humanidade ao cruzar trajetória da Terra
O exercício contou com mais de 100 participantes de 18 países, e foi coordenado pelo Escritório de Defesa Planetária da agência espacial estadunidense, ao lado da International Asteroid Warning Network, uma rede Internacional que trabalha para avisar e monitorar a aproximação dos objetos astronômicos. O asteroide Apófis foi descoberto em 2004 e causou preocupação inicial entre a comunidade científica, após observações levantarem uma pequena hipótese, medida em 2,7%, dele se chocar com a Terra em 2029. Novas observações, porém, descartaram a hipótese de impacto.
Três registros em 2021 do Apófis durante o teste
-O que se sabe sobre o asteroide possivelmente mais valioso do que toda a economia global
O teste foi realizado durante a última passagem do Apófis, ocorrida entre dezembro de 2020 e março de 2021: sem os dados prévios sobre o asteroide nos bancos de dados, a aproximação foi medida como se fosse de um novo corpo celeste. E o resultado foi bem sucedido: no dia 4 de dezembro de 2020, asteroide tornou-se brilhante e visível, e o programa de monitoramento Catalina Sky Survey, da Nasa, realizou as primeiras detecções, registrando o asteroide como uma nova aparição. Rapidamente outros observatórios pelo mundo também registraram a observação e, ao fim do mês, o Minor Planet Center anunciou a “descoberta” de um “novo” asteroide se aproximando da Terra.
Desenho proporcional da aproximação da Terra que o asteroide irá realizar em 2029
-Fósseis de peixes mortos uma hora após asteroide dão novas pistas sobre extinção dos dinossauros
Em março de 2021, ainda durante o exercício e diante de nova aproximação do Apófis, os astrônomos coletaram informações sobre o objeto e refinaram dados sobre a órbita e seu tamanho. “Ver a comunidade de defesa planetária se unir durante a aproximação mais recente do Apófis foi impressionante”, afirmou Michael Kelley, cientista que auxiliou a realização do exercício. O Apófis tem cerca de 370 metros de diâmetro, e passará o mais próximo da Terra no dia 13 de abril de 2029.
Em rosa, a órbita do asteroide, com relação à rota do nosso planeta, em azul
-NASA divulga vídeo mostrando como a Lua é o nosso escudo contra asteróides
O estudo também realizou simulações dos potenciais locais de impacto na superfície do planeta, a fim de auxiliar, em uma situação real, para evacuação de populações em áreas ameaçadas. O resultado do teste novamente descartou a possibilidade do asteroide atingir a Terra, e foi publicado na revista Planetary Science Journal.
Publicidade
Um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra que o Brasil pode ter 7 vezes mais casos de coronavírus do...
O Império Romano é famoso pelo domínio militar exercido por séculos mundo afora, os imensos avanços...
Um estudo recente da Johns Hopkins Medicine revelou que consumir pelo menos uma xícara de café por dia pode reduzir o...
No mês em que se celebra os 50 anos da chegada do homem à Lua, moradores de São Paulo têm a chance de saber mais...
Experiência traumática para a humanidade no século XX, a gripe espanhola é sempre lembrada pelo caos que provocou...
Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, conseguiram usar energia luminosa para fazer uma...
Como podemos saber quis as cidades mais verdes do mundo? Somar os parques e praças? Mapear as zonas arborizadas?...
Espectro-Fotômetro para a História do Universo, Época de Reionização e Explorador de Gelos: esse é o nome...
Parece que o sol, além de deixar as pessoas mais bonitas, pode ter relação com o aumento do desejo sexual. Sabe...