Ciência

Nem todo mundo enxerga a ilusão de ótica desta imagem e cientistas investigam motivo

06 • 06 • 2022 às 19:18 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Como operam as ilusões de ótica? Todos sabemos que elas existem, mas muitas vezes o mecanismo que faz o nosso cérebro ser enganado não é totalmente compreendido pela ciência. Foi pensando nisso que pesquisadores da Universidade de Oslo em colaboração com a Universidade de Osaka decidiram fazer alguns testes com algumas ilusões de ótica.

O principal caso que surpreendeu os cientistas foi o do “buraco negro em expansão”. Durante os testes, eles perceberam que 14% das pessoas não conseguem enxergar essa ilusão de ótica.

A maioria das pessoas enxergam essa ilusão de ótica, mas existe uma importante parte do público que não a percebe; novos estudos precisam ser realizados para entender o fenômeno

De acordo com os cientistas, a explicação para a sensação de expansão da mancha preta está relacionada à dilatação da pupila.

“A ilusão do buraco negro em expansão provoca uma dilatação correspondente da pupila, como aconteceria se a escuridão realmente aumentasse”, explica Bruno Laeng, professor da Universidade de Oslo e um dos pesquisadores emm comunicado.

– Usando apenas maquiagem, ela cria ilusões de ótica que vão bugar sua mente

“A mancha circular ou gradiente de sombra do buraco negro central evoca uma impressão marcada de fluxo ótico, como se o observador estivesse se dirigindo para um buraco ou túnel”, o pesquisador explica através de nota.

Contudo, existe uma relativa parcela dos estudados quer não apresentaram o movimento. Agora, eles desejam entender quais são as questões fisiológicas e psíquicas que podem alterar a dinâmica das ilusões de ótica de pessoa para pessoa. Eles testaram outras figuras e descobriram que outras ilusões também acabam “desaparecendo” para uma parcela da população.

– As ilustrações cheias de ilusões de ótica que vão dar um nó na sua cabeça

“Estudos futuros podem revelar outros tipos de mudanças fisiológicas ou corporais que podem ‘lançar luz’ sobre como as ilusões funcionam”, acrescentou o especialista.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Bruno Laeng, Shoaib Nabil and Akiyoshi Kitaoka


Canais Especiais Hypeness