Criatividade

O bizarro cereal em forma de útero que pinta o leite de vermelho

09 • 06 • 2022 às 09:37 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Jornalista, escritor e músico, Vitor Paiva é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

Para estimular a conversa e informar sobre o útero e a menstruação, a empresa sueca INTIMINA lançou o Period Crunch, um novo cereal em formato de útero – e que tinge o leite de vermelho. Com sabor de framboesa vermelha e um colorante capaz de transformar a cor do leite que acompanha o alimento, o produto foi pensado, segundo a empresa, para “incentivar as famílias a discutir a menstruação mais abertamente, mesmo na mesa do café da manhã.”

O cereal foi desenvolvido para trazer o tema da saúde feminina para o café da manhã

O cereal foi desenvolvido para trazer o tema da saúde feminina para o café da manhã

-‘Red’: Pixar lança filme sobre menstruação com estrela de ‘Grey’s Anatomy’ no elenco

O Period Crunch foi pensado a partir do alarmante resultado de uma pesquisa recente, que entrevistou 2 mil participantes e descobriu que 48% das mulheres ainda tinham vergonha de falar sobre menstruação, e que 82% das pessoas não sabem identificar ou localizar o útero. “Eu estou encantada que a INTIMINA teve coragem de desenvolver o Period Crunch para ajudar a conscientizar sobre o estigma social que ainda ronda o tema da menstruação”, afirmou a Dra. Shree Datta, ginecologista que trabalhou junto à empresa.

Cada cereal vem no formato do útero - com o colorante capaz de tingir o leite de vermelho

Cada cereal vem no formato do útero – com o colorante capaz de tingir o leite de vermelho

-Receita de cereal matinal de croissant, uma invenção maluca e maravilhosa

Ainda segundo a pesquisa, 77% das mulheres jamais mencionaram a menstruação como tema de uma possível conversa dentro de casa. A INTIMINA é uma empresa especializada em produtos femininos como coletores menstruais ecológicos e aparelhos para exercícios do soalho pélvico, e o lançamento do cereal é parte de uma campanha intitulada Seen + Heard (Visto + Escutado, em tradução livre), que busca afirmar, normalizar e ampliar a visibilidade do bem-estar menstrual.

O Period Crunch foi criado pela empresa sueca INTIMINA, de produtos de saúde feminina

O Period Crunch foi criado pela empresa sueca INTIMINA, de produtos de saúde feminina

-Este caso mostra quão pouco os meninos (e os homens) sabem sobre menstruação

“A menstruação é normal, e falar sobre ela também deveria ser. Mas por causa da crescente estigmatização ao redor do tema, as conversas sobre menstruação permanecem difíceis e constrangedoras para muita gente, mesmo com pessoas amadas”, afirmou Danela Zagar, porta-voz da empresa, lembrando que, apesar de humorado, o produto trata de um tema importante. A caixa do cereal traz um diagrama mostrando o sistema reprodutivo feminino para todos aprenderem onde fica o útero.

Segundo a pesquisa, 77% das mulheres jamais falaram de menstruação em casa

Segundo a pesquisa, 77% das mulheres jamais falaram de menstruação em casa

-Mãe se emociona ao conhecer mulher que doou útero para que ela engravidasse

 “O ciclo menstrual é uma parte natural de quem somos, então é muito preocupante saber que tanta gente permanece desconfortável em debater algo que é parte de nossa saúde”, lembrou a Dra. Datta. “Eu não vejo a hora do Period Crunch dar início a algumas conversas difíceis, mas que derrubem barreiras na mesa do café da manhã.”

Publicidade

© fotos: INTIMINA/divulgação


Canais Especiais Hypeness