Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Entre muitas questões não respondidas na humanidade, o tempo é um dos grandes mistérios. Seguimos alguns padrões de horas, dias e anos, mas sem saber muito o que há por trás dessa força que nos move.
Mas, de acordo com Sam Baron, professor associado na Universidade Católica Australiana e conhecido como o “filósofo da ciência”, alguns desenvolvimentos na física estão prontos para tornar essa dúvida ainda mais obscura, pois sugerem a inexistência do tempo.
Cientistas estariam em busca de novas teorias para explicar o mundo como conhecemos
Em um artigo publicado no site The Conversation, Baron argumenta que, enquanto no último século o universo foi explicado com duas teorias físicas extremamente bem-sucedidas: a da Relatividade Geral e a mecânica quântica, acredita-se que as duas entram teorias em conflito uma com a outra. Baron explica ainda que a natureza exata do conflito é controversa, mas cientistas geralmente concordam que ambas as versões precisam ser substituídas por uma nova única proposta. Mais recente e mais geral.
– NASA está mais perto de fazer contato alienígena mas cientista tem receio: “É uma péssima ideia”
Para refrescar sua memória: a mecânica quântica descreve o funcionamento do mundo pequeno de partículas e suas interações. Já a relatividade geral descreve o quadro geral da gravidade e como os objetos se movem. Os físicos querem produzir uma teoria da “gravidade quântica” que substitui as duas mas que as tenham como base.
A teoria das cordas já foi uma candidata para essa substituição. Tendo sido popular nas décadas de 1980 e 1990, ela fornece uma variedade de modelos que descrevem um Universo amplamente como o nosso. Outra proeminente é a gravidade quântica em loop. Segundo Baron, essa teoria propõe que o tecido do espaço e do tempo é feito de uma rede de pedaços discretos extremamente pequenos, ou “loops”. Contudo, um dos aspectos notáveis da gravidade quântica em loop é a eliminação completa do conceito de tempo.
– 1ª foto de buraco negro no centro da nossa galáxia pode confirmar teoria da relatividade; entenda
Complicado, né? Mas Baron, em um novo livro, que “a descoberta de que o tempo não existe pode não ter impacto direto em nossas vidas, mesmo quando impulsiona a física para uma nova era”. Ao lado de cientistas Kristie Miller e Jonathan Tallant ele se aprofunda sobre o debate no livro Out of Time: A Philosophical Study of Timelessnes, ainda sem edição em português.
Publicidade
Da próxima vez que você desejar ter um corpo perfeito, é bom pensar duas vezes sobre o que isso significa. Em uma...
Restos de jaca e de durião, uma fruta de cheiro forte típica do oriente, podem ser usados para carregar aparelhos...
Uma pedra de 9 quilos e possivelmente mais de 4 bilhões de anos encontrada em 1971 pode ser a mais antiga rocha...
Enquanto a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, explica a mecânica do mundo dos planetas, galáxias e...
Na situação de quarentena que praticamente o mundo inteiro atravessa no momento, muita gente em todo o planeta vem...
O fóssil de uma baleia de quatro patas, que teria vivido há 43 bilhões de anos, foi encontrado por um grupo de...
Na última semana, dois oficiais de inteligência do Pentágono foram ao Congresso dos EUA para comentar os relatórios...
Desde que começou a ser legalizada em diversos estados do país, a maconha e suas infinitas possibilidades vem se...
Não é só por deuses que as histórias da mitologia grega são formadas, apesar de eles serem peças fundamentais...