O tempo pode não existir segundo cientistas e filósofos; entenda

22 • 06 • 2022 às 10:10
Atualizada em 24 • 06 • 2022 às 10:25
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Entre muitas questões não respondidas na humanidade, o tempo é um dos grandes mistérios. Seguimos alguns padrões de horas, dias e anos, mas sem saber muito o que há por trás dessa força que nos move.

Mas, de acordo com Sam Baron, professor associado na Universidade Católica Australiana e conhecido como o “filósofo da ciência”, alguns desenvolvimentos na física estão prontos para tornar essa dúvida ainda mais obscura, pois sugerem a inexistência do tempo.

Cientistas estariam em busca de novas teorias para explicar o mundo como conhecemos

‘Tempo, tempo, tempo’

Em um artigo publicado no site The Conversation, Baron argumenta que, enquanto no último século o universo foi explicado com duas teorias físicas extremamente bem-sucedidas: a da Relatividade Geral e a mecânica quântica, acredita-se que as duas entram teorias em conflito uma com a outra. Baron explica ainda que a natureza exata do conflito é controversa, mas cientistas geralmente concordam que ambas as versões precisam ser substituídas por uma nova única proposta. Mais recente e mais geral.

– NASA está mais perto de fazer contato alienígena mas cientista tem receio: “É uma péssima ideia”

Para refrescar sua memória: a mecânica quântica descreve o funcionamento do mundo pequeno de partículas e suas interações. Já a relatividade geral descreve o quadro geral da gravidade e como os objetos se movem. Os físicos querem produzir uma teoria da “gravidade quântica” que substitui as duas mas que as tenham como base.

A teoria das cordas já foi uma candidata para essa substituição. Tendo sido popular nas décadas de 1980 e 1990, ela fornece uma variedade de modelos que descrevem um Universo amplamente como o nosso. Outra proeminente é a gravidade quântica em loop. Segundo Baron, essa teoria propõe que o tecido do espaço e do tempo é feito de uma rede de pedaços discretos extremamente pequenos, ou “loops”. Contudo, um dos aspectos notáveis ​​da gravidade quântica em loop é a eliminação completa do conceito de tempo.

– 1ª foto de buraco negro no centro da nossa galáxia pode confirmar teoria da relatividade; entenda

Complicado, né? Mas Baron, em um novo livro, que “a descoberta de que o tempo não existe pode não ter impacto direto em nossas vidas, mesmo quando impulsiona a física para uma nova era”. Ao lado de cientistas Kristie Miller e  Jonathan Tallant ele se aprofunda sobre o debate no livro Out of Time: A Philosophical Study of Timelessnes, ainda sem edição em português.