Inspiração

Panela de pressão explode e acaba com cozinha; separamos dicas para o uso seguro do utensílio

03 • 06 • 2022 às 09:29
Atualizada em 03 • 06 • 2022 às 11:43
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A panela de pressão é certamente um dos utensílios mais temidos das cozinhas. Prática, ela acelera o preparo de diversos pratos, mas ainda assim há quem não se arrisque a usá-la. O motivo é compreensível, já que os casos de acidentes com panelas explodindo e levando consigo parte da cozinha são razoavelmente comuns. Só em maio, pelo menos 4 deles aconteceram no Distrito Federal.

Um dos últimos registros aconteceu na cidade satélite de Ceilândia, cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. Além da destruição do restaurante, a explosão de uma panela de pressão tirou a vida da cozinheira Jade do Carmo Paz Gabriel, de 32 anos.

Panela de pressão explode e acaba com cozinha; separamos dicas para o uso seguro do utensílio

Panela de pressão explode e acaba com cozinha; separamos dicas para o uso seguro do utensílio

Dicas para usar a panela de pressão

Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), destacou que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro.

“A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, afirmou. O ideal é que o utensílio seja comprado em um local que forneça nota fiscal e possibilite a troca em caso de defeito.

Saiba porque você nunca deve lavar uma panela quente na água fria

Durante a utilização da panela, um item que também deve ser observado é a válvula com pino. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão.

Segundo especialistas ouvidos pela Agência Brasil, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída. Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, deve ser feito um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape. Essa última manobra nunca deve ser adotada se a panela estiver funcionando normalmente e se o objetivo for apenas acelerar a saída da pressão.

Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída. “Caso haja necessidade de reposição de alguma peça, sempre procure por peças originais junto aos representantes autorizados pelo fabricante”, alerta o Inmetro.

—Criança presa em panela de pressão precisou ser resgatada por bombeiros

Ao utilizar panelas desse tipo, assim que ela começar a soltar vapor, o fogo deve ser diminuído, pois se a água no seu interior já está fervendo, a chama alta não vai alterar a temperatura do seu interior.

O Capitão Paulo Jorge, oficial de informações públicas do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, acrescenta que essas panelas nunca devem ser abertas sem que toda a pressão tenha saído. O militar observa que esta prática comum entre cozinheiros não deve ser feita.

“Jamais coloque essas panelas sob a água da torneira para acelerar a retirada do vapor”, alerta. Paulo Jorge lembra que uma panela de pressão não pode ser preenchida totalmente: pelo menos 1/3 dela deve ficar vazia para acúmulo de pressão.

Publicidade

Com informações da Agência Brasil

Fotos Getty Images


Canais Especiais Hypeness