Debate

Peixe pula direto na boca de pescador e fica preso entre garganta e nariz

08 • 06 • 2022 às 08:46 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um pescador precisou se submeter a uma cirurgia de emergência após um peixe saltar diretamente da água pra dentro de sua boca, ficando alojado na região entre a garganta e o nariz. O inacreditável incidente aconteceu no dia 22 de maio na província de Phatthalung, na Tailândia, quando o homem, que não teve a identidade revelada, pescava com um arpão: ele subiu à superfície para respirar no mesmo momento em que o peixe saltou.

O que restou do peixe, após a cirurgia que o retirou da garganta do pescador

O que restou do peixe, após a cirurgia que o retirou da garganta do pescador

-Pescador conta como foi ser engolido por uma baleia jubarte

O animal, da espécie anabas e com cerca de 12 cm, ficou preso na garganta e se contorceu pela cavidade nasal, enquanto tentava nadar para fora da cabeça do pescador. “As chances disso acontecer são muito baixas. Eu nunca vi um caso parecido antes”, comentou Sermsri Pathompanichrat, do hospital que tratou o paciente, ao Viral Press. A necessidade de cirurgia se fez urgente pelo fato do peixe ter impedido a entrada de oxigênio pelo local onde se alojou.

Raio-x mostrando os locais onde o animal se alojou

Raio-x mostrando os locais onde o animal se alojou

-Caranguejo entra no ouvido de mergulhadora, e vídeo da retirada viraliza no TikTok

Para agravar o quadro, o anabas é um tipo de peixe com uma escama espacialmente espetada, que podia ferir gravemente o homem. “Nossos médicos trabalharam duro para minimizar os danos nos órgãos do paciente, e conseguiram salvá-lo”, afirmou Pathompanichrat. A cirurgia durou cerca de uma hora, envolveu dois médicos e três enfermeiros, e foi concluída com sucesso.

A cirurgia durou cerca de uma hora e o pescador se recuperou com sucesso após

A cirurgia durou cerca de uma hora e o pescador se recuperou com sucesso após

-Candiru: conheça o ‘peixe vampiro’ que habita as águas do Amazonas

O pescador conseguiu evitar procedimentos mais invasivos durante a cirurgia, que precisou partir o peixe para retirar o animal: o paciente se recuperou e passa bem. Curiosamente, essa não é a primeira vez que recentemente um peixe voador fere alguém na Tailândia: em março, um mergulhador foi ao hospital com um peixe “atravessado” em seu pescoço, mas esse incidente também não causou consequências mais graves.

O peixe era um anabas com cerca de 12 cm e escamas especialmente afiadas

O peixe era um anabas com cerca de 12 cm e escamas especialmente afiadas

Publicidade

© fotos: Viral Press/reprodução


Canais Especiais Hypeness