Debate

Piloto é demitido por dormir em pleno voo; autoridades cogitaram ato terrorista

13 • 06 • 2022 às 10:07 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um piloto da companhia área italiana ITA Airways foi demitido por dormir durante um voo enquanto o outro co-piloto também dormia em sua hora de descanso programada. O voo AZ609 vinha de Nova York com destino a Roma, e teria ficado ao menos 10 minutos sem nenhum comandante acordado, já que foi esse o tempo que o controle de tráfego aéreo permaneceu sem conseguir contato. Até obter resposta, a situação levou as autoridades a suspeitarem de um ato terrorista.

O piloto dormiu durante um voo da Ita Airways entre Nova York, nos EUA, e Roma, na Itália

O piloto dormiu durante um voo da ITA Airways entre Nova York, nos EUA, e Roma, na Itália

-Piloto passa mal e passageiro pousa avião com ajuda da torre: ‘Não sei fazer nada’

O incidente aconteceu no dia 30 de abril, enquanto a aeronave sobrevoava a França, em voo que decolou do aeroporto JFK, em Nova York, com ao menos 250 passageiros a bordo,mas só veio a público recentemente. Segundo autoridades, apesar da aeronave ser capaz de voar em piloto automático com plena segurança, é “extremamente perigoso” que voar sem a monitoração por pilotos de possíveis situações inesperadas, mudanças no tempo ou mesmo do combustível do avião.

Parte da cabine de um Airbus 300, mesmo modelo do avião, onde o piloto teria dormido

Parte da cabine de um Airbus 300, mesmo modelo do avião, onde o piloto teria dormido

-Piloto de avião solar usa auto-hipnose para se manter acordado

Inicialmente, o capitão afirmou que os rádios momentaneamente pararam de funcionar, mas a investigação encontrou “fortes inconsistências entre as declarações feitas pelo capitão e o resultado das investigações internas”. Diante da suspeita de um ato terrorista, as autoridades cogitaram enviar dois caças para acompanhar e eventualmente interceptar o avião da ITA Airways, antiga Alitalia. Os dados confirmaram que o avião não perdeu altitude durante o incidente.

Avião da Ita Airways no aeroporto de Roma: o avião pousou com segurança na capital italiana

Avião da ITA Airways no aeroporto de Roma: o avião pousou com segurança na capital italiana

-Esta mulher sobreviveu a maior queda sem o uso de paraquedas que se tem notícia

As investigações concluíram que o piloto dormiu dentro da cabine, enquanto o co-piloto descansava em horário e local apropriado. O avião do tipo Airbus 300 sobrevoava a França a cerca de 38 mil pés, equivalentes a mais de 11 mil metros de altura, mas pousou com segurança na capital italiana. Em comunicado, a recém-fundada companhia confirmou que o piloto foi demitido, e que seu comportamento não foi “consistente com as regras determinadas pela empresa”.

No momento do incidente, o co-piloto dormia em seu horário correto de descanso

No momento do incidente, o co-piloto dormia em seu horário correto de descanso

Publicidade

© fotos 1, 3: Wikimedia Commons

© foto 2: Chris Rank/Flickr/CC

© foto 4: ITA Airways/divulgação


Canais Especiais Hypeness