Sustentabilidade

‘Plantas pênis’ estão ameaçadas e governo do Camboja pedem que pessoas parem de coletá-las

06 • 06 • 2022 às 19:17 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

O governo de Camboja recentemente pediu às pessoas que parem de colher uma planta carnívora rara que, quando vista de um certo ângulo, se parece muito com um pênis. O Ministério do Meio Ambiente do Camboja compartilhou imagens no Facebook de três mulheres arrancando as plantas para posar com elas para fotos e funcionários do ministério pediram que o público deixasse as flores raras em paz antes que sejam extintas, informou o site de notícias cambojano Khmer Times.

'Plantas pênis' estão ameaçadas e governo do Camboja pedem que pessoas parem de coletá-las

‘Plantas pênis’ estão ameaçadas e governo do Camboja pedem que pessoas parem de coletá-las

“O que eles estão fazendo é errado e, por favor, não faça isso novamente no futuro!” O Ministério do Meio Ambiente escreveu na postagem do dia 11 de maio. “Obrigado por amar os recursos naturais, mas não colha para que seja desperdiçado!”

Alguns sites de notícias relataram que esta planta é Nepenthes holdenii, mas na verdade é uma espécie intimamente relacionada chamada Nepenthes bokorensis. Jeremy Holden, um fotógrafo da vida selvagem que descobriu N. Holdenii, e François Mey, um ilustrador botânico que descreveu ambas as espécies, separadamente.

N. holdenii e N. bokorensis são semelhantes em aparência e ambos ocorrem apenas em cadeias de montanhas próximas, o que pode explicar a confusão. No entanto, N. holdenii é a mais rara das duas espécies e poucos pesquisadores sabem onde encontrá-la.

—Essas são algumas das plantas mais surreais e inusitadas do mundo

“Minha planta [N. holdenii] cresce em alguns locais secretos nas montanhas Cardamomo”, disse Holden ao Live Science. “Bokorensis ocorre no Phnom Bokor, muito mais acessível, que passou por um extenso desenvolvimento nos últimos anos.”

A postagem e as fotos do Ministério do Meio Ambiente no Facebook estavam respondendo a um vídeo filmado em 11 de maio que mostrava as mulheres colhendo as plantas, de acordo com o Newsflare (abre em nova guia), um site que compra e licencia vídeos. Esta não é a primeira vez que o governo faz um alerta contra danos às plantas fálicas e fotogênicas; altos funcionários do ministério pediram aos turistas que não colhem N. bokorensis e N. holdenii em um comunicado (abre em nova guia) em julho de 2021, porque a atividade pode levar as plantas à extinção.

As plantas Nepenthes sobrevivem em solos com baixo teor de nutrientes, complementando sua dieta com insetos vivos, usando seu néctar e um aroma doce para atrair presas. “Quando você cheira um jarro de bokorensis, cheira doce – como um doce”, disse Mey.

—Essas são algumas das plantas mais surreais e inusitadas do mundo

Os insetos se alimentam de néctar ao redor da boca das folhas modificadas das plantas que, quando maduras, se assemelham a jarras. Quando os insetos caem dentro dos jarros, eles se afogam em fluidos digestivos e as plantas famintas absorvem seus nutrientes. A semelhança fálica de uma planta de jarro é mais pronunciada quando as folhas de Nepenthes ainda estão se desenvolvendo e o jarro está fechado.

Os habitats naturais de plantas carnívoras no Camboja diminuíram devido à expansão agrícola em terras privadas e ao crescimento da indústria do turismo em áreas protegidas, de acordo com um estudo de 2021 no Cambodian Journal of Natural History (abre em nova guia).

Mey observou que, embora a aparência fálica das plantas seja “divertida”, colhê-las pode comprometer sua sobrevivência.

“Se as pessoas estiverem interessadas, mesmo de forma engraçada, em posar, em fazer selfies com as plantas, tudo bem”, disse ele. “Só não colha os jarros porque enfraquece a planta, pois a planta precisa desses jarros para se alimentar.”

‘Pai de planta’ com mais de 200 espécies indoor dá dicas para cultivar seu jardim

Publicidade

Informações Live Science

Fotos Reprodução/Facebook/Ministério do Meio Ambiente de Cambodia


Canais Especiais Hypeness