Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cerca de 37 mil lanchonetes do McDonald’s funcionam hoje espalhadas por todo mundo: nenhuma delas, porém, na Bolívia.
A maior rede de restaurantes do planeta e uma das marcas mais populares e lucrativas que existem, o McDonald’s possui estabelecimentos em 120 países, mas, após 14 anos de esforços infrutíferos para conquistar a população boliviana, teve de fechar as portas depois de quase 15 anos por lá.
As oito lojas do McDonald’s que existiam na Bolívia foram fechadas em 2002
-Já ouviu falar dos vinhos da Bolívia? O NYT está querendo que você prove
O motivo fundamental do fracasso da rede dos arcos dourados na Bolívia foi o puro e simples prejuízo comercial: em resumo, a população do país não gostou do que comeu, e o McDonald’s faliu.
Antes do fracasso, porém, a chegada do McDonald’s na Bolívia inicialmente causou comoção entre a população da capital, La Paz, onde a primeira lanchonete foi inaugurada, em 1997. O país vinha de uma de suas maiores crises econômicas e, nos anos 1990, experimentou uma abertura radical à política econômica neoliberal, que trouxe investidores estrangeiros e a rede de fast-food.
Consta que, nos primeiros dias após a inauguração, o McDonald’s de La Paz era capaz de parar o trânsito da capital boliviana: aos poucos, porém, o interesse caiu. O plano econômico naufragou na Bolívia, assim como afundou o McDonald’s.
A cidade de La Paz: rica em comida de rua, a capital do país foi a primeira a receber a lanchonete
-McDonald’s: maior franquia da lanchonete no mundo é investigada por racismo e assédio
Em um país ao mesmo tempo economicamente pobre e orgulhoso de suas tradições culinárias, a comida do McDonald’s era considerada cara e fundamentalmente ruim. Ainda assim, oito lanchonetes foram inauguradas por lá entre 1997 e 2002: as cidades de Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba também receberas filiais.
Os esforços para conquistar o público boliviano incluíram oferecer temperos e lanches típicos, como o molho Llajua, feito com tomate e pimentas variadas, ou as famosas saltenhas, tradicional pastel normalmente recheado com carne, popular em todo o país.
Exemplo de saltenha de carne: o típico pastel boliviano chegou a ser oferecido no McDonald’s
-Feira Kantuta: pedacinho da Bolívia em SP com variedade impressionante de batatas
As adaptações pouco adiantaram e, segundo consta, o McDonald’s na Bolívia jamais chegou a ser lucrativo. A rejeição não se deu, porém, aos hambúrgueres propriamente, já que redes locais vendem lanches semelhantes e com sucesso: a questão cultural estaria de fato no modo de preparo e no resultado em relação ao preço.
Segundo consta, o espírito do fast-food estadunidense seria o contrário da concepção boliviana de culinária: para uma refeição rápida e barata, a população preferiu seguir recorrendo às vendedoras de rua, que preparam alimentos considerados mais saborosos, bem-feitos e mais baratos.
O tradicional molho Llajua também fez parte do cardápio da rede de fast-food no país – em vão
-Skatistas bolivianas vestem roupas tradicionais indígenas em protesto contra preconceito
Vale dizer que a Bolívia não é o único país que não possui sequer uma única lanchonete do McDonald’s: em Barbados, por exemplo, o restaurante inaugurado em 1996 não durou um ano e, em Bermudas, a população se juntou e proibiu qualquer rede de fast-food de ser instalada no país – no Camboja, o McDonald’s nunca sequer foi inaugurado.
A lanchonete também não é encontrada em Cuba, Haiti e em boa parte do continente africano, com exceção do Egito, da África do Sul e do Marrocos.
O último lanche vendido na Islândia, em 2008, permanece em exposição – a foto é de 2015
-Casal encontra lanche do McDonald’s dos anos 1950; estado da comida impressiona
O caso da Islândia é famoso: a dificuldade de se obter insumos se juntou ao desinteresse da população e levou lanchonete a deixar o país em 2008. O último lanche vendido pelo McDonald’s no país segue exposto desde então, 14 anos depois – e sem apresentar qualquer sinal de deterioração.
Publicidade
A gente bem sabe que andar de cadeira de rodas não é nada fácil. Buracos na calçada, espaços apertados e a...
Essa pilha com entrada UBS é recarregável em qualquer computador ou tomada através de um cabo USB. Muito versátil,...
A MAD Architects está desenvolvendo na cidade de Chongqing na China um prédio que vai agradar à todos que estão...
Que usar a bicicleta como meio de transporte agride menos o ambiente do que optar por carros ou transporte coletivo a...
“O que você quer ser quando crescer?” é uma pergunta que toda criança já respondeu na vida. A novidade dos...
As cortinas de fundo dos teatros ajudam a compor o cenário, ajudando a fazer do palco um mundo em si. Mas, quando as...
A vida na gravidade zero é bastante diferente e adaptações são necessárias em todas as atividades do dia a dia –...
Foram apenas 3 dias, mas tão intensos que valeram por muito mais. Assistimos a diversas palestras, participamos de...
Depois de jogar como gladiadores, elfos, deuses e até um encanador cheio de habilidades acrobáticas, agora os gamers...