Diversidade

Regulamento para pessoas trans, intersexuais e não-binárias é apresentado pela Federação Alemã de futebol

24 • 06 • 2022 às 10:12 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A Federação Alemã de Futebol (DFB) aprovou recentemente um regulamento que determina o direito de pessoas trans, intersexuais e não-binárias de participarem do esporte profissional no país. O novo regulamento vale para a temporada 2022/2023 em todas as categorias, incluindo as bases e o futsal, e foi incorporado ao regulamento prévio para ligas regionais, estaduais e nacionais.

Sede da Federação Alemã de Futebol em Frankfurt

Sede da Federação Alemã de Futebol em Frankfurt

-Seleção iraniana de futebol feminino acusada de ter homem como goleiro

A regulação anterior determinava qual modalidade a pessoa poderia participar a partir do gênero registrado em documentos, entre masculino ou feminino – o registro como “diverso” passou a ser reconhecido na Alemanha em 2018. O novo regulamento permite que atletas se registrem na Federação sob gênero “diverso” ou “não-identificado”, e que pessoas transicionadas ou em transição decidam se querem jogar por equipes masculinas ou femininas.

O novo regulamento tornou determinação federal o que já valia em Berlim desde 2019

O novo regulamento tornou determinação federal o que já valia em Berlim desde 2019

-Olimpíadas: narradora usa pronome neutro em transmissão e viraliza

“O futebol representa diversidade, e a DFB está comprometida com isso. Ao regular as leis do jogo, estamos criando importantes pré-requisitos para que jogadores com diferentes identidades de gênero possam jogar”, afirmou Thomas Hitzsperger, embaixador da DFB. “O preconceito com jogadores trans, inter e não-binários deve ser evitado. Por isso, eles agradecem a introdução de um regulamento abrangente sobre a participação deles no esporte”, complementou Sabine Mammitzsch, vice-presidente do futebol feminino da federação.

Hitzlsperger, que é gay, celebrando conquista do seu time em 2007, quando era jogador

Hitzlsperger, que é gay, celebrando conquista do seu time em 2007, quando aindq era jogador

-Seleção alemã não vai mais jogar em países que discriminam mulheres

A nova regulação exclui a relevância de doping para o tema, permitindo que atletas utilizem medicações, contanto que não alterem o rendimento esportivo. Um regulamento semelhante já havia sido instaurado em Berlim em 2019, sem afetar o desenvolvimento e a dinâmica das competições. A promoção de valores como diversidade, combate à discriminação e inclusão é parte do propósito e da atuação da entidade máxima do futebol alemão.

O novo regulamento da DFB passará a valer para todo futebol do país na próxima temporada

O novo regulamento da DFB passará a valer para todo futebol do país na próxima temporada

Publicidade

© foto 1: Getty Images

© foto 2: Vera Loitzsch/DFB

© fotos 4, 5: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness