Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O surto da varíola dos macacos começou na Europa e vem se alastrando pelo mundo, com mais de mil pessoas contaminadas, incluindo no Brasil, onde três casos já foram confirmados.
O primeiro infectado por aqui, Anderson Ribeiro, está internado em um quarto especial, em isolamento, no Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, a fim de evitar mais contaminação. Ele falou ao Fantástico sobre os efeitos da doença e o tratamento. Segundo o paciente, feridas no corpo, febre, calafrios, dor de cabeça e dor no olho foram os principais sintomas que o levaram a buscar ajuda, além de “uma sensação de ter sido atropelado e quebrado todos os ossos”.
– A epidemia que criou a UTI e deu início ao uso dos ventiladores para respiração
Anderson relatou ainda que as feridas são doloridas e apresentam mucosa. Dependendo da profundidade que atingiram, essas lesões poderão deixar marcas mesmo depois que sararem. Já as sequelas deixadas pela doença, já são mais difíceis de serem traçadas, mas os médicos trabalham para que os pulmões e cérebro não sejam atingidos.
São mais de mil casos de varíola do macaco confirmados no mundo. Nenhuma morte foi registrada.
– O que é ‘pandemiceno’ e como ele pode estar ligado ao surgimento de velhas e novas doenças
Recentemente, Anderson esteve em Portugal e Espanha, os dois principais focos atuais da varíola do macaco. A mãe dele, que o acompanhou nas viagens, está isolada em casa, sem apresentar sintomas. “Eu estou bem. Estou medicado, sem dor. Estou até conseguindo fazer algumas coisas minhas aqui de trabalho e conversar com as pessoas, comendo. Estou muito bem, muito bem mesmo, muito bem cuidado também”, declarou o paciente em entrevista ao Fantástico.
Entenda a doença:
Apesar do nome, a varíola dos macacos não vem dos macacos – esses animais são apenas vítimas, no caso, as primeiras vítimas a serem observadas com a doença, em 1958. Estima-se que os portadores originais provavelmente são roedores das selvas africanas.
– Vaca louca, o retorno: entenda doença que voltou a atingir gado no Brasil
A varíola é transmitida principalmente pelo contato direto, de pele com pele, e também pelo compartilhamento de objetos que têm muito contato com a pele, como roupas e lençóis. O Instituto de Medicina Tropical da USP tem trabalhado em testes genéticos de sequenciamento da doença que, até então, mostraram que o vírus que contaminou Anderson é praticamente 100% igual ao da Europa – de um tipo originário do oeste da África e considerado pouco agressivo.
Segundo o Ministério da Saúde, o segundo caso da doença no Brasil é de um homem de 29 anos que está isolado em casa, em Vinhedo, a 80 km de São Paulo – ele também esteve em Portugal e Espanha. Já o terceiro caso é um homem de 51 anos, de Porto Alegre, que acaba de chegar no país de Portugal. O paciente está em isolamento em casa e apresenta quadro clínico estável.
Publicidade
De tempos em tempos, os efeitos do café sobre o corpo humano entram em pauta. Ora inimigo, ora aliado da boa saúde,...
Um estudo médico publicado na revista ScienceDirect relatou a história de um brasileiro de 54 anos de idade que foi...
Se os efeitos do uso prolongado da maconha sobre nossa memória pode efetivamente ser prejudicial, uma pesquisa...
Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos...
A seca que assola o estado de Santa Catarina fez baixar consideravelmente o nível do Rio Negro, em Três Barras, na...
Uma mancha no céu, primeiramente encontrada por um astrônomo amador, acabou revelando uma nova galáxia. Quando a...
O Centro de Conservação Natural de Cabo Girardeau, no Missouri, irá dar uma festa de aniversário de 16 anos para a...
Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos...
Um besouro escorpião (isso mesmo) foi encontrado em cidades do interior de São Paulo. O zoólogo Antonio Sforcin...