Viagem

Site mapeia todas as viagens de trem possíveis pela Europa sem baldeação

23 • 06 • 2022 às 09:52
Atualizada em 27 • 06 • 2022 às 10:31
Gabriela Rassy
Gabriela Rassy   Redatora Jornalista enraizada na cultura, caçadora de tendências, arte e conexões no Brasil e no mundo. Especializada em jornalismo cultural, já passou pela Revista Bravo! e pelo Itaú Cultural até chegar ao Catraca Livre, onde foi responsável pelo conteúdo em agenda cultural de mais de 8 capitais brasileiras por 6 anos. Roteirizou vídeo cases para Rock In Rio Academy, HSM e Quero Passagem, neste último atuando ainda como produtora e apresentadora em guias turísticos. Há quase 3 anos dá luz às tendências e narrativas culturais feministas e rompedoras de fronteiras no Hypeness. Trabalha em formatos multimídia fazendo cobertura de festivais, como SXSW, Parada do Orgulho LGBT de SP, Rock In Rio e LoollaPalooza, além de produzir roteiros, reportagens e vídeos.

Fazer baldeação em diferentes trens pode ser irritante – além de uma baita perda de tempo. Mas existe um site que mapeia todas as viagens diretas de trem possíveis por toda a Europa. Isso pode poupar tempo, mas em muitos casos também dinheiro, e com o real desvalorizado pode ser uma boa economia para seus próximos planos de viagem.

Se você viaja de trem dentro da Alemanha, muitas vezes você tem que trocar de trem pelo menos uma vez – ou até várias delas. A busca por conexões diretas pode ser bastante difícil no site ou no aplicativo da empresa oficial de trens do país, a Deutsche Bahn.

Trem pela Europa: encontre todas as viagens diretas, sem fazer baldeação

Trem pela Europa: encontre todas as viagens diretas, sem fazer baldeação

Agora, um desenvolvedor no mínimo engenhoso inventou o Bahn Direkt. Neste mapa da Europa, você vai encontrar todas as conexões diretas para viajar mais rápido, sem precisar mudar de trem até chegar ao destino desejado.

—Roteiro Hypeness: um dos 10 passeios de trem mais bonitos do mundo é no Brasil

No mapa você encontrará todas as estações de trem para uma conexão direta sem a necessidade de baldeação. Para usar o aplicativo, basta inserir um local no campo de pesquisa no canto superior direito. Se houver vários resultados, aparecerá um pequeno menu onde você poderá selecionar o local exato para onde deseja ir.

Em Madrid, na Espanha, é possível escolher viagens partindo de 5 estações diferentes. Abaixo você pode ver as possibilidades saindo da estação de Atoxa e Principe Pio.

Mapa mostra viagens diretas saindo da estação Atoxa, em Madri

Mapa mostra viagens diretas saindo da estação Atoxa, em Madri

Mapa mostra viagens diretas saindo da estação Principe Pio, em Madri

Mapa mostra viagens diretas saindo da estação Principe Pio, em Madri

Já na Inglaterra, são quatro as estações documentadas:

Viagens diretas saindo da estação London Bridge, na Inglaterra

Viagens diretas saindo da estação London Bridge, na Inglaterra

Viagens diretas saindo da estação Waterloo, em Londres

Viagens diretas saindo da estação Waterloo, em Londres

Muitos pontos coloridos aparecem imediatamente na tela, sinalizando a duração da viagem. A legenda mostra os pontos em verde escuro (menos de 1 hora), verde claro (1 a 2 horas), amarelo (2 a 4 horas), laranja (4 a 6 horas) e vermelho (mais de 6 horas).

Basta passar o mouse sobre os pontos para ver o nome da estação de destino. Assim, você pode descobrir rapidamente qual é a estação de trem mais próxima da área de interesse para viajar com conexão direta. É possível ainda ir diretamente para os sites das companhias de trem de cada país para reservar seu bilhete ou acessar o calendário de preços Bahn-Guru.

Mapa mostra viagens diretas saindo de Roma, na Itália

Mapa mostra viagens diretas saindo de Roma, na Itália

O aplicativo acessa uma API da maioria das estações de trens na Europa Central para encontrar todas as conexões diretas nas próximas uma ou duas semanas. As viagens de trens de empresas menores muitas vezes não aparecem por ali – mas infelizmente não há outra opção a não ser usar os dados oficiais dos trens.

Acesse aqui o https://direkt.bahn.guru/

—Leia também: Rokumon, o trem japonês que na verdade é um restaurante de luxo

Publicidade

Fotos: Getty Images (destaque e foto 1)

Demais fotos: Reprodução/direkt.bahn.guru


Canais Especiais Hypeness