Sustentabilidade

Ursos caem de um penhasco após se enfrentarem na Espanha; veja o vídeo

15 • 06 • 2022 às 15:41 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um vídeo registrou uma briga violenta entre um urso macho e uma fêmea, que termina com os dois animais sofrendo uma queda brutal de um penhasco na Espanha.

O registro foi feito por um casal nas Montanhas Palentinas, na Serra da Cantábria, mostrando que a disputa se deu por conta de um filhote que se encontrava no local: o macho tentava matar o filho da fêmea, para que ela entrasse novamente no cio.

Os ursos brigando no vídeo, antes da queda acontecer

Os ursos brigando no vídeo, antes da queda acontecer

-Urso de quase 250 kg invade casas em busca de comida e deixa moradores em pânico

As imagens revelam o momento em que o urso pardo macho se aproxima da fêmea, que está com seu filhote, para tentar o ataque. A mãe busca impedir a aproximação para proteger seu rebento, em enfrentamento que levou os dois animais adultos a despencarem do alto do despenhadeiro coberto de pedras.

O macho, que pesava cerca de 217 kg, pode ser visto no chocante registro rolando por alguns metros após a queda.

-Mamãe urso resolveu levar os filhos para brincar no parquinho de uma família, que fotografou a farra

Segundo autoridades locais, uma expedição encontrou a ursa fêmea com seu filhote em uma caverna de difícil acesso, com ferimentos e vestígios de sangue, enquanto o urso pardo macho foi descoberto sem vida no local.

As montanhas da Cantábria são uma cordilheira de cerca de 480 km localizada no norte da Espanha, situada na região das comunidades autônomas do País Basco, Cantábria, Principado de Astúrias e Castela e Leão.

O urso macho, se aproximando para tentar atacar o filhote

O urso macho, se aproximando para tentar atacar o filhote

Um dos animais, após o incidente: a fêmea sobreviveu, mas o macho não resistiu à queda

Um dos animais, após o incidente: a fêmea sobreviveu, mas o macho não resistiu à queda

-Vídeo mostra momento em que urso acorda de hibernação e muita gente se identifica

De acordo com especialistas procurados pela imprensa espanhola, o comportamento infanticida do animal macho é comum na espécie, diante de fêmeas que não se apresentam receptivas por estarem com filhotes pequenos.

Esse tipo de incidente, segundo relatos, acontece todo ano na região. Estima-se que cerca de 350 ursos pardos vivam atualmente na região das montanhas da Cantábria.

A região das Montanhas Palentinas, na Serra da Cantábria, na Espanha

A região das Montanhas Palentinas, na Serra da Cantábria, na Espanha

Publicidade

© fotos: YouTube/El Mundo/Reprodução


Canais Especiais Hypeness