Estilo

Whimsigothic: a estética das bruxas pop dos anos 1990 que está enfeitiçando a internet

29 • 06 • 2022 às 10:05
Atualizada em 01 • 07 • 2022 às 10:21
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A moda é cíclica e agora a estética das bruxas pop dos anos 1990 está de volta. Hoje chamada Whimsigothic, esta tendência de moda que invadiu o TikTok e o Instagram com referências de looks que o pessoal 30+ conhece muito bem: a cultura de bruxaria wicca, uma estética popular em séries como “Charmed” e filmes como “Jovens Bruxas” e “Sabrina, Aprendiz de Feiticeira”.

Whimsigothic: a estética das bruxas pop dos anos 1990

Whimsigothic: a estética das bruxas pop dos anos 1990 que resgata referências em clássicos como Sabrina (foto)

Agora, a internet está enfeitiçada mais uma vez com as inspirações que unem o gótico e o esotérico, com uma pitada de extravagância e outra de vintage. A paleta de cores dominante dos fãs de Whimsgoth é um caleidoscópio de roxos, azuis, vermelhos escuros, verdes, marrons, muitas vezes com um toque de laranja ou amarelo.

@sophie.seddon some more whimsigothic outfit inspo 🌙✨✨ #whimsigothic #90saesthetic #fashioninspo ♬ original sound – Orlando Hernandez

“A melhor maneira de descrevê-lo é o quarto de Sabrina, da série dos anos 90”, a tiktoker Sophie Seddon conta ao site Nylon. De acordo com Seddon, o pacote inicial Whimsigoth inclui veludo, renda, espartilhos, saias e vestidos longos, mangas largas ou levemente bufantes, estampas florais, de patchwork paisley, botas grossas, anéis, tops transparentes, anéis e muitas jóias sobrepostas adornadas com elementos astrológicos, como estrelas, luas e sóis.

—20 looks de jovens dos anos 1990 que dão vontade de repetir nos dias de hoje

Cena do filme Jovens Bruxas (1996)

Cena do filme Jovens Bruxas (1996)

O charme indumentário do Whimsigoth é como ele se sobrepõe peças, criando uma silhueta dramática no corpo. Com muitas referências da cultura pop, os fãs da estética se inspiram em personagens de TV e filmes como Phoebe Buffay, de “Friends”, Sally e Gillian Owens (Sandra Bullock e Nicole Kidman), em “Magia e Sedução”, bem como as séries “Buffy, a Caça Vampiros” e “Charmed”. Celebridades que adotam o estilo na vida real incluem Helena Bonham Carter e Lisa Bonet, dos anos 90, e mais atualmente Florence Welch.

@whimsigothwitch #whimisgoth #whimisgothic #whimsigothic #90switch #grunge #outfitinspo #outfitideas #outfitinspiration ♬ Christian Woman – Type O Negative

Enquanto a feitiçaria tem alimentado uma nova onda de se vestir, a estética também está em ascensão no design de interiores. A decoração da casa muitas vezes faz referência a móveis vintage de estilo renascentista, tecidos de veludo grosso, cristais, velas, cortinas pesadas, coleções de bugigangas, vitrais, plantas, ervas, queimadores de incenso e gatos. Particularmente, gatos pretos.

Whimsigoth difere de outras comunidades estéticas da Internet por sua sensibilidade à miscelânea. “É como a irmã mais velha do cottagecore, mas mais suave do que a estética mais gótica, como misturar sapatos pretos grossos com mangas esvoaçantes e saias de sobreposição de malha longa”, disse Stephanie Cook ao Nylon. “A mesma vibe de escapismo, mas mais sombria e mística”.

@fffigs i’ve been really inspired by @Ostara Shoppe whimsigothic videos so here is my take on the style!🌞🌙 #whimsigothic #90sfashion #outfitinspo ♬ Linger – The Cranberries

Motivos celestes e astrológicos muitas vezes completam a estética Whimsigothic, seja com referências ao tarô, horóscopos ou cristais, anéis de humor (lembra???) e óleos que promovem poderes de cura. É a mistura da magia com astrologia com gótico, tudo numa pegada vintage.

Estilo de Phebe Buffay, em Friends

Estilo de Phoebe Buffay, em Friends

A feitiçaria, em geral, tem sido sinônimo da oposição feminina à opressão do patriarcado que mulheres e meninas enfrentaram no passado e continuam a sofrer com seus reflexos estruturais até hoje. Embora as bruxas continuem a enfeitiçar as massas, elas têm sido uma figura de fixação por séculos a fio. E suas filhas estão aqui para provar que não há fogo que apague esse enfrentamento.

Publicidade