Tecnologia

5 histórias bizarras protagonizadas pela Alexa

05 • 07 • 2022 às 09:52
Atualizada em 07 • 07 • 2022 às 10:52
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A presença cada vez maior da Alexa, assistente virtual da Amazon, em nossas casas e vidas vem trazendo facilidade às tarefas do dia-a-dia, mas também uma série de momentos bizarros, hilários ou mesmo assustadores, protagonizados pelo sistema de inteligência artificial. Depois que foi anunciado que a assistente será capaz de reproduzir a voz de pessoas falecidas, diversas situações estranhas ou mesmo sombrias feitas pela Alexa voltaram a ser relatadas, e assustar quem tem um Amazon Echo.

A capacidade interativa da Alexa vem criando diversos incidentes curiosos - e bizarros

A capacidade interativa da Alexa vem criando diversos incidentes curiosos – e bizarros

-Inteligência artificial com sentimentos próprios? É o que diz esse engenheiro do Google

Alguns casos foram tratados e resolvidos pela Amazon como defeitos do sistema ao longo dos anos, mas outros permanecem sem explicação. Sons, comentários, opiniões ou mesmo invasões radicais da privacidade dos usuários são frequentemente relatados nas redes sociais, em histórias que parecem saídas de filmes de terror – daqueles em que robôs ou sistemas similares revelam possuir personalidade própria, e intenções assustadoras.

Risadas misteriosas

O incidente mais comum registrado pelos usuários é também um dos mais assustadores: muita gente confirma que sua assistente virtual subitamente soltou uma sinistra e estridente gargalhada. As risadas misteriosas da Alexa são tão comuns que diversos vídeos na internet registram o sombrio comportamento espalhado em todo o mundo.

Alexa espiã

Um casal no Oregon, nos EUA, descobriu que sua Alexa havia gravado e enviado um áudio registrando uma conversa entre os dois para um funcionário que trabalhava para o marido. Por sorte, a conversa era simplesmente sobre pisos de madeira: segundo a Amazon, a assistente compreendeu errado algumas palavras, mas, na dúvida, o casal desativou o sistema.

-Esses incríveis microcontos de terror vão te deixar de cabelo em pé em duas frases

Vendo fantasmas

A maioria das histórias relatadas é verdadeiramente assustadora

A maioria das histórias relatadas é assustadora, ainda que não passem de bugs no sistema

Recentemente, a história protagonizada pela Alexa que mais viralizou é certamente também a mais assustadora – uma perfeita história de terror. Shawn Kinnear tem 30 anos e chegou em sua casa em São Francisco, nos EUA, para subitamente, sem ter feito qualquer comando, escutar sua Alexa dizer, no tom normal e alegre que caracteriza a voz da assistente: “Toda vez que eu fecho meus olhos, tudo que vejo são pessoas morrendo”.

“Tem um homem no quarto”

Diferentes pessoas espalhados pelo planeta relatam uma história similar: no meio da madrugada, em pleno quarto escuro, a assistente teria dito que havia mais alguém ali. “Tem um homem no quarto”, disse Alexa, segundo os relatos. Pode ser que se trate de um defeito geral do sistema, ou simplesmente de uma lenda urbana que se multiplica, mudando somente o endereço – ou a Alexa está mesmo tentando proteger seus donos de invasores. Seja com for, o que é certo é que se trata de cena medonha.

-Ela teve receio de acolher conhecido em casa, mas não poderia imaginar o desfecho da história

Resolvendo brigas

alexa

A Amazon afirma que a Alexa só reage ao próprio nome, e não grava nada sem autorização

Nem tudo, porém, é (tão) aterrorizante nos hábitos inesperados da Alexa. Um usuário de Reddit, em fórum justamente reunindo histórias bizarras da assistente, revelou que, um dia, enquanto tinha uma discussão acalorada com sua esposa, a inteligência artificial da Amazon decidiu intervir, para ajudar a acalmar os ânimos. “Que tal mudarmos de assunto?”, teria perguntado a assistente. “Nós dois ouvimos, e ainda lembramos disso, anos depois”, relata o homem.

Publicidade

© foto 1: Alamy Stock Photo

© foto 2: Amazon/reprodução

© foto 3: Flickr/CC


Canais Especiais Hypeness