Debate

Arremetida: entenda recurso usado por avião da Gol para evitar possível colisão com aeronave da Latam em SP

19 • 07 • 2022 às 15:32 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um avião da Gol precisou arremeter quando se aproximava do pouso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para evitar uma possível colisão com outra aeronave da Latam, que estava na pista.

A manobra aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 18, por volta das 09h54, envolvendo os voos LA3610, da Latam, que se preparava para decolar de São Paulo para São José do Rio Preto, e o G1209, da Gol, que vinha de Porto Alegre para a capital paulista.

A manobra foi realizada por uma avião da Gol que se aproximava do pouso em Congonhas

A manobra foi realizada por uma avião da Gol que se aproximava do pouso em Congonhas

-Piloto passa mal e passageiro pousa avião com ajuda da torre: ‘Não sei fazer nada’

O que é arremetida 

A arremetida consiste em uma manobra de segurança na qual um avião que está prestes a pousar ou que já tocou a pista aborta o pouso e retoma o voo. O movimento normalmente é causado por condições meteorológicas ou obstáculos, como no caso ocorrido em Congonhas, que levam o piloto a decidir voltar a voar ao invés de prosseguir com o pouso.

Apesar de poder provocar susto nos passageiros, trata-se de um procedimento completamente seguro e normal: a arremetida realizada pelo voo G1209 no último dia 18 pode ser vista no vídeo abaixo.

 

-Esta mulher sobreviveu a maior queda sem o uso de paraquedas que se tem notícia

Segundo nota da Gol, a aeronave “seguiu os mais rígidos protocolos de segurança”, e pousou com segurança às 10h05, cerca de 10 minutos após a manobra.

“A companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis, como neste caso”, diz a nota.

O momento da arremetida registrado em vídeo: na pista, o avião da Latam corre, enquanto o da Gol retoma o voo

O momento registrado em vídeo: o avião da Latam corre na pista, enquanto o da Gol retoma o voo

-Plataforma permite rastrear todos os voos em andamento (e até mesmo aviões militares)

Também em nota, a Latam informou que “não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas/São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18)”, recomendando que “o questionamento sobre o procedimento de arremetida seja feito ao operador do voo que tomou essa decisão”.

A responsabilidade sobre a segurança de pousos e decolagens é do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado à Aeronáutica, que realiza o controle de tráfego aéreo.

Diversos sistemas privados de navegação registraram o momento da arremetida

Diversos sistemas privados de navegação registraram o momento da arremetida recente

-Piloto deu rasante em praia ‘para fazer foto’; entenda caso

No vídeo abaixo, o canal Aviões e Músicas recentemente explicou os detalhes de uma arremetida.

Publicidade

© foto 1: Wikimedia Commons

© foto 2: Youtube/Golf Oscar Romeo/reprodução

© fotos 3: G1/reprodução


Canais Especiais Hypeness