Debate

Arremetida: especialista explica que não existiu risco de colisão entre aviões em Congonhas

20 • 07 • 2022 às 16:33 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O especialista em segurança aérea Lito Sousa publicou um vídeo em seu canal para esclarecer que não houve risco de colisão na arremetida que um avião da Gol realizou segunda-feira, dia 18, quando se aproximava do pouso no Aeroporto de Congonhas.

O esclarecimento se fez necessário, segundo o vídeo publicado no canal Aviões e Músicas, pelo fato da maioria das matérias ter afirmado que a arremetida teria ocorrido sob risco de acidente.

O especialista em segurança aérea Lito Sousa, que apresenta o canal Aviões e Músicas

O especialista em segurança aérea Lito Sousa, que apresenta o canal Aviões e Músicas

-Avião da Gol arremete para não colidir com jato que entrou na pista sem autorização

Risco de colisão em Congonhas? 

A manobra aconteceu na pista 17 da direita de Congonhas, às 09h54 da manhã, quando o piloto do Boeing 737 da Gol avistou um Airbus da Latam na pista em que se preparava para pousar.

No vídeo, Lito deixa claro que não irá emitir opiniões sobre as decisões ou responsabilidades do controle aéreo, mas sim realizar um parecer técnico sobro o suposto risco de colisão, reiterando que a arremetida é um procedimento normal e seguro na aviação.

-Avião termina pouso de ponta-cabeça mas todas as pessoas sobrevivem na Somália

Lito explica

Segundo Lito, ao avaliar os dados e imagens dos sistemas privados de navegação que registraram o momento do incidente, e principalmente o vídeo de segurança disponibilizado pelo canal Golf Oscar Romeo, fica claro que não houve risco real de colisão no procedimento.

O ponto vertical mais próximo que o avião da Gol chegou da aeronave da Latam foi a 75 metros de altura, mas a 400 metros de distância horizontal da pista.

Assista o momento abaixo: 

-Piloto é demitido por dormir em pleno voo; autoridades cogitaram ato terrorista

No momento mostrado pelo vídeo, o Boeing já é visto novamente subindo, após a manobra, a uma altura de cerca de 148 metros, quando o avião da Latam ainda está correndo na pista.

Mesmo após a arremetida e a decolagem, quando os dois aviões supostamente voariam na mesma direção, não houve risco, já que a aeronave da Gol rapidamente fez uma curva à direita, para retornar à rota de pouso, enquanto o Airbus seguiu o caminho natural, após sua decolagem.

O avião da Latam se movendo pela pista antes da aproximação do avião da Gol

O avião da Latam se movendo pela pista antes da aproximação do avião da Gol

Os dois aviões, após a arremetida: o vídeo explica que não houve risco real de colisão

Os dois aviões, após a arremetida: o vídeo explica que não houve risco real de colisão

-Fotógrafo cria série de fotos mostrando comidas servidas em aviões por diferentes cias aéreas

Esse sabe 

Tendo atuado como mecânico e supervisor de voo em grandes empresas como a Varig, Transbrasil e United Airlines, Lito é criador e apresentador do canal Aviões e Músicas, um dos mais populares sobre o tema no Youtube.

O voo LA 3610, da Latam, decolou normalmente na direção de São José do Rio Preto, enquanto o voo G1209, da Gol, que vinha de Porto Alegre para São Paulo, pousou com segurança, cerca de dez minutos depois da manobra.

No vídeo, Lito veste uma camiseta explicando os procedimentos para realizar uma arremetida

No vídeo, Lito veste uma camiseta explicando os procedimentos para realizar uma arremetida

Publicidade

© fotos 1, 4: Youtube/Aviões e Músicas/reprodução

© foto 2, 3: Youtube/Golf Oscar Romeo/reprodução


Canais Especiais Hypeness