Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O ex-primeiro ministro do Japão, Abe Shinzo, 67 anos, foi assassinado a tiros durante um discurso de campanha eleitoral nesta quinta-feira (7), em Nara, no oeste do país.
O crime surpreende por ser um raro evento de violência política no Japão. O responsável pelos disparos – feitos com uma arma de fabricação caseira – foi identificado: Yamagami Tetsuya, de 41 anos, e sem filiação política. Ele estava “frustrado” com Abe, que abandonou o posto de premiê no fim de 2020.
A morte de Shinzo relembra outro evento histórico da política japonesa. Em 1960, o socialista Inejiro Asanuma, assassinado a facadas um militante fascista durante um discurso na televisão.
Morte de Inejiro Asanuma foi registrada em foto premiada com um Pullitzer
Inejiro Asanuma era uma figura polêmica do Japão. O país nos anos 1960 convivia com a divisão política comum da época, com setores mais próximos ao socialismo soviético e chinês, e outros mais próximos da influência dos Estados Unidos.
Asanuma enxergava o socialismo chinês de forma positiva e criticava o colonialismo japonês, responsável pela morte de milhões de chineses e coreanos durante décadas.
Era considerado a principal voz da esquerda japonesa, mas teve a vida brutalmente interrompida durante um discurso no ano de 1960. A foto do crime, clicada por Yasushi Nagao, rendeu o Prêmio Pullitzer de Fotojornalismo daquele ano.
Recolhimento do corpo de Inejiro Asanuma
Mesmo em um contexto de polarização política mais complexo, Inejiro recebeu homenagens de políticos conservadores do país.
“Você fez do serviço ao povo o núcleo de seus princípios políticos. Literalmente correndo de leste a oeste, você estava constantemente apelando diretamente para as pessoas com eloquência incomparável e paixão incomparável. Mesmo depois que ele se tornou presidente do Partido Socialista, esse espírito nunca mostrou o menor sinal de esmorecer. Mesmo agora, todos nós ainda temos lembranças vívidas de você fazendo todos aqueles discursos em todos os cantos desta nação”, disse Hayato Ikeda, primeiro ministro do Japão na época do assassinato e membro do partido conservador.
Shinzo Abe, de 67 anos, foi duas vezes primeiro-ministro do Japão. Ele foi eleito como chefe de governo pelo parlamento do país em duas ocasiões: entre 2006 e 2007 e entre 2012 e 2020, o que o fez o mais longevo premiê da história japonesa.
Abe era do Partido Liberal Democrata. Seu governo foi marcado por uma política neoliberal e conservadora, especialmente junto ao partido Komeiko, um partido fundamentalista budista de direita.
O ex-primeiro ministro do Japão abandonou o cargo devido a uma colite ulcerosa. A Câmara dos Representantes se manteve no controle de seu partido. Shinzo era considerado uma das mais importantes figuras políticas do país mesmo após deixar o posto de chefe de governo.
Shinzo Abe foi o mais longevo chefe de governo democrático japonês; ele era conhecido por sua proximidade junto a Donald Trump e outras figuras de extrema direita
O assassinato de Shinzo é extremamente polêmico justamente por conta dos números baixíssimos de mortes envolvendo tiros no Japão. Em 2017, apenas três pessoas morreram em decorrência de violência com armas de fogo no país asiático.
A motivação política por trás da morte de Shinzo Abe é incerta. No próximo domingo (10), o Japão irá escolher seus novos representantes para a ‘Casa dos Conselheiros’, uma espécie de Senado Federal do país.
Publicidade
Olha que cena bizarra: câmeras de segurança registraram uma cliente de uma lanchonete colocando propositalmente...
É comum pensar que, graças à internet, o acesso às notícias importantes para a população é facilitado. Mas, de...
O engenheiro de software Bruno Dombidau criou um atalho para Siri que prepara o seu smartphone para uma abordagem...
Agora uma notícia surpreendente. Na última quinta-feira um grupo de investidoras anunciou ter chegado a um acordo...
Com o retorno às aulas cada vez mais próximo, se aproxima também a hora de crianças e alunos em idades escolar...
Quem somos nós, trabalhadores, na fila do pão dessa sociedade? É o que Rita Von Hunty explica no canal Tempero Drag....
O autor Paulo Coelho, junto de sua esposa Christina Oiticica, anunciou em suas redes sociais que irá custear o...
O Rio de Janeiro, mais uma vez, entrou em parafuso por causa das fortes chuvas que atingem a cidade desde segunda-feira...
Na madrugada da última quinta-feira (24), o streamer Casimiro conversou com o professor de relações internacionais...