Reverb

Caetano Veloso: novo livro reúne todas as canções escritas pelo artista ao longo da vida

22 • 07 • 2022 às 10:04
Atualizada em 24 • 07 • 2022 às 20:17
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Referência nacional e internacional, as canções de Caetano Veloso foram, ao longo de toda uma vida, se solidificando no imaginário do brasileiro de forma absolutamente concreta. Suas letras ora românticas e divertidas, ora sérias e com teor político, ocuparam todos os lugares.

Foram de sucesso nas paradas à trilhas de novela, nesses mais de 60 anos de carreira. Agora, uma nova proposta vai transformar todas essas letras em um livro.

 

Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil se apresentam na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maracanã. Foto: Getty Images.

Dia 29 de julho, chega às livrarias “Letras”, de Caetano Veloso, lançado pela Companhia das Letras. Organizado por Eucanaã Ferraz, esse é um livro de poesia reunida de um dos nomes centrais da música e da cultura popular brasileira. Ler uma a uma é acompanhar as transformações de uma obra inesgotável ao longo de mais de sessenta anos.

Caetano Veloso com a cantora Leila Downes e a atriz Salma Hayek na 75ª edição do Oscar, no Kodak Theatre, em 2003. Foto: Getty Images.

Compositor singular, Caetano Veloso inaugurou sua carreira com um compacto simples, em 1965, e dois anos depois lançou o disco “Domingo”. Desde então, foram cerca de quarenta álbuns de estúdio, além de gravações ao vivo e coletâneas.

Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentam durante um show do Jazz Festival no Lincoln Center’s Avery Fisher Hall, em Nova York, 1 de julho de 1994. Foto: Getty Images.

Caetano Veloso e Maria Bethânia no show ‘Os irmãos brasileiros’ na Festa de Santo Isidro. Foto: Getty Images.

“Letras” reúne todas as canções escritas por Caetano Veloso, começando por sua produção mais recente – “Meu Coco”, lançado em 2021 – e chegando às primeiras composições do artista, em meio a discos de estúdio, canções gravadas por outros cantores, parcerias e trilhas sonoras.

Caetano Veloso com seu Prêmio de Música de Melhor Músico Latino. Foto: Getty Images.

Ainda que tenham sido escritos para ser cantados, os versos revelam aqui sua vocação verdadeira: são poemas. Ao formular sua experiência individual de modo notável, Caetano Veloso faz com que suas palavras digam respeito a todos nós, seus ouvintes – e leitores.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness

Especiais