Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Referência nacional e internacional, as canções de Caetano Veloso foram, ao longo de toda uma vida, se solidificando no imaginário do brasileiro de forma absolutamente concreta. Suas letras ora românticas e divertidas, ora sérias e com teor político, ocuparam todos os lugares.
Foram de sucesso nas paradas à trilhas de novela, nesses mais de 60 anos de carreira. Agora, uma nova proposta vai transformar todas essas letras em um livro.
Caetano Veloso, Anitta e Gilberto Gil se apresentam na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maracanã. Foto: Getty Images.
Dia 29 de julho, chega às livrarias “Letras”, de Caetano Veloso, lançado pela Companhia das Letras. Organizado por Eucanaã Ferraz, esse é um livro de poesia reunida de um dos nomes centrais da música e da cultura popular brasileira. Ler uma a uma é acompanhar as transformações de uma obra inesgotável ao longo de mais de sessenta anos.
Caetano Veloso com a cantora Leila Downes e a atriz Salma Hayek na 75ª edição do Oscar, no Kodak Theatre, em 2003. Foto: Getty Images.
Compositor singular, Caetano Veloso inaugurou sua carreira com um compacto simples, em 1965, e dois anos depois lançou o disco “Domingo”. Desde então, foram cerca de quarenta álbuns de estúdio, além de gravações ao vivo e coletâneas.
Caetano Veloso e Gilberto Gil se apresentam durante um show do Jazz Festival no Lincoln Center’s Avery Fisher Hall, em Nova York, 1 de julho de 1994. Foto: Getty Images.
Caetano Veloso e Maria Bethânia no show ‘Os irmãos brasileiros’ na Festa de Santo Isidro. Foto: Getty Images.
“Letras” reúne todas as canções escritas por Caetano Veloso, começando por sua produção mais recente – “Meu Coco”, lançado em 2021 – e chegando às primeiras composições do artista, em meio a discos de estúdio, canções gravadas por outros cantores, parcerias e trilhas sonoras.
Caetano Veloso com seu Prêmio de Música de Melhor Músico Latino. Foto: Getty Images.
Ainda que tenham sido escritos para ser cantados, os versos revelam aqui sua vocação verdadeira: são poemas. Ao formular sua experiência individual de modo notável, Caetano Veloso faz com que suas palavras digam respeito a todos nós, seus ouvintes – e leitores.
Publicidade
A periferia ocupou a Esplanada dos Ministérios nos últimos dias mostrando que a boa música ferve da borda para o...
Julho foi um mês de celebrações para Marissol Mwaba. Já na primeira quinzena, a artista, que ja é autora do...
O Parque do Ibirapuera é um dos melhores espaço de São Paulo para festivais ao ar livre. Emolduradas pelo Auditório...