Debate

Caixas de soneca verticais para escritórios: uma das coisas mais surreais que você vai ver hoje

26 • 07 • 2022 às 19:23 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para combater um pouco males causados pelo excesso de trabalho e trazer práticas saudáveis aos escritórios, duas empresas japonesas estão desenvolvendo uma “caixa de soneca” vertical. A ideia é tão simples quanto inusitada – ou mesmo bizarra: uma caixa semelhante a um armário, na qual a pessoa pode apoiar a cabeça, os joelhos e as costas para que funcionários possam descansar em pequenas sonecas ao longo do intenso dia de trabalho.

As caixas de soneca são oferecidas como alternativa ao hábito de dormir no banheiro

As caixas de soneca são oferecidas como alternativa ao hábito de dormir no banheiro

-Panasonic começa a testar semana com 4 dias úteis de trabalho

As caixas de soneca estão sendo desenvolvidas pela empresa de móveis Itoki em parceria com a fornecedora de madeira compensada Koyoju Gohan como forma de amenizar o rigor da cultura de trabalho nos escritórios japoneses. Segundo estudo, as empresas no país exigem que os funcionários trabalhem mais de 80 horas extras por mês, muitas vezes sem pagamento extra.

Pelas ilustrações, as caixas serão desenvolvidas em tamanhos diferentes

As caixas serão de design minimalista, e parecem aquecedores de uma casa

-Síndrome de Burnout: Esgotamento profissional é reconhecido como doença OMS

De acordo com Saeko Kawashima, diretor de comunicações da Itoki, a intensidade do trabalho é tanta no país que é comum os empregados se trancarem no banheiro para sonecas secretas durante o dia. “É melhor dormir em um local confortável”, afirmou Kawashima, em entrevista ao site da Bloomberg. “Acho que muitos japoneses tendem a trabalhar continuamente, sem intervalos. Esperamos que as companhias possam usar a caixa de soneca para uma abordagem mais flexível ao descanso”, diz.

No interior das caixas, suportes permitem o apoio parcial das pernas, costas e cabeça

No interior das caixas, suportes permitem o apoio parcial das pernas, costas e cabeça

-Esta empresa quer pagar R$ 700 por semana pra você dormir

A ideia, portanto, é, ao invés de reduzir a carga horária ou oferecer um espaço com camas, por exemplo, instalar as caixas para um descanso que amenize o impacto do trabalho e até melhore a produtividade das empresas – a caixa é projetada para garantir que a pessoa não caia durante o descanso. As caixas de soneca estão em desenvolvimento, e o preço e a disponibilidade ainda não foram revelados, mas a expectativa é que em breve se espalhem pelos escritórios no Japão.

Ilustração sugerindo o posicionamento das caixas em um escritório japonês

Ilustração sugerindo o posicionamento das caixas em um escritório japonês

Publicidade

Canais Especiais Hypeness