Debate

Censura em Pantanal: Globo corta cena que fala de Cristo como comunista

27 • 07 • 2022 às 13:53 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A coluna de Cristina Padiglione informou que a Globo censurou debates políticos na novela ‘Pantanal’. De acordo com informações na coluna, uma cena em que José Leôncio falava sobre cristianismo e comunismo foi cortada pela emissora do capítulo 106 da trama.

Comparação de Jesus Cristo com comunistas foi cortada da novela das oito

José Leôncio, José Lucas e outros filhos debatiam uma hipotética candidatura do fazendeiro para um cargo político. Durante a conversa, o personagem de Marcos Palmeiras afirma que Jesus seria taxado de comunista caso participasse do jogo eleitoral nos dias de hoje.

– Video game coloca jogadores no lugar de Jesus Cristo e gera controvérsia

Segundo a coluna de Cristina Padiglione, este foi um dos trechos censurados do episódio:

“JOSÉ LEÔNCIO – Bom ladrão eu só conheci um, Dimas, que morreu na cruz ao lado de Jesus… E esse nem chego a sê candidato… Mais, se fosse, era capaiz de sê eleito…

JOSÉ LUCAS – Se a eleição fosse aqui, eu num tenho duvida. Esse povo tem a memória curta demais. Agora, se fosse Jesus que saísse candidato, eu duvido muito que recebesse um só voto…

JOSÉ LEÔNCIO – De jeito manêra! Era capaiz de crucificarem ele ôtra veiz! Ia ser acusado de comunista”

– Você sabia que a história do Natal começa 7 mil anos antes do nascimento de Jesus?

Outros trechos falando sobre política também foram cortados da trama. Além disso, uma cena que mostraria um beijo incestuoso entre Guta e Marcelo também foi cortada do episódio.

O debate sobre as falas de Jesus Cristo e a política são tema de debate ao redor do mundo há séculos. Diversos livros foram escritos sobre o tema. Com a aproximação das eleições, a Globo pode estar tentando se afastar de polêmicas político-partidárias latentes na novela, que tem a maior audiência de sua faixa de horário na televisão.

Publicidade

Fotos: Reprodução/TV Globo


Canais Especiais Hypeness