Debate

Cidade brasileira aparece na lista dos melhores lugares do mundo da revista Time

15 • 07 • 2022 às 10:28 Karol Gomes
Karol Gomes   Redatora Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

A edição de 2022 da famosa lista de melhores lugares do mundo para visitar foi publicada pela revista TIME e, entre as recomendações na América do Sul, está São Paulo, pelo setor da hotelariaO posto da cidade é entre os 50 melhores destinos segundo a publicação, que ainda parabeniza a grande metrópole pelo retorno do turismo após a pandemia. Entre os méritos, a TIME destaca atrações como o exuberante Rosewood São Paulo.

O hotel foi inaugurado no início deste ano no bairro Bela Vista, após mais de uma década em construção. Enquanto é luxuoso, o Rosewood foi construído com materiais reciclados e tem como um de seus pontos altos, um jardim vertical adornado com mais de 250 árvores. Outra recomendação da revista foi o Hotel Ca’ D’Oro, primeiro hotel cinco estrelas da metrópole, por seu Skybar, que oferece uma vista da cidade. 

– Qual a cidade mais segura do mundo e qual a posição de São Paulo e Rio na lista

A fachada do Rosewood São Paulo

São Paulo está entre destinos clássicos que são citados pela TIME todo anos, como a cidade de Miami, nos Estados Unidos, quanto pontos do globo menos explorados “que oferecem experiências novas e emocionantes”, de acordo com o veículo. Bogotá, na Colômbia e a cidade de Salta, no noroeste montanhoso da Argentina também chamaram a atenção da TIME este ano.

– São Paulo: o laranja meio lilás que coloriu o céu no fim de tarde da cidade cinza

Recomendada, mas… Feia?

Os elogios da revista TIME a São Paulo são completamente opostos ao ponto de vista do site 4 Travel Advice Lovers, que colocou a cidade em quinto lugar das 20 mais feias do mundo. O portal internacional é especializado em turismo e elaborou o ranking com base, principalmente, nas taxas de violência, pobreza e poluição.

Em menos de um ano, São Paulo foi listada como feia e como ideal para visitar

– São Paulo de muitas nações: como explorar o mundo dentro da cidade

Na lista negativa, a capital paulista ficou atrás apenas de Calcutá (Índia), Jacarta (Indonésia), Kangbashi (China) e Tijuana (México), cidade que ocupou o primeiro lugar. O site justificou a escolha afirmando que a maior metrópole brasileira sofre com problemas de superlotação e caos no trânsito. 

Além disso, a paisagem urbana de São Paulo foi considerada “confusa” por misturar grandes edifícios em contraste com casas humildes da periferia. “Uma verdadeira confusão de arranha-céus se apresenta em São Paulo. Fora isso, a cidade é super lotada e todos os dias surgem engarrafamentos. Como se já não fosse suficiente, São Paulo também sofre frequentemente com enchentes e apagões, e nos subúrbios há muitas favelas”, comenta o 4 Travel Advice Lover.

Publicidade

Foto 1: Getty Images
Foto 2: Reprodução / @rosewoodsaopaulo


Canais Especiais Hypeness