Ciência

Como os cachorros sonham: o que a ciência sabe sobre o assunto

13 • 07 • 2022 às 09:01
Atualizada em 08 • 08 • 2022 às 10:42
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Será que os cachorros sonham? Se sim, sonham com o quê? Como serão os sonhos caninos? Enquanto estudamos e investigamos o significado e a função de nossos sonhos humanos, a ciência também se pergunta sobre o que acontece no cérebro dos nossos amigos de quatro patas enquanto dormem. Sons e movimentos durante o sono sugerem atividades cerebrais semelhantes às nossas, mas as conclusões científicas sobre os sonhos entre os cães são, em sua maioria, especulações.

Não é possível concluir que os cachorros sonham, mas é provável que sim

Não é possível concluir que os cachorros sonham, mas é provável que sim

-Sonhar com gato: o que significa e como interpretar corretamente

Não é possível, afinal, perguntar aos cachorros o que acontecem enquanto estão dormindo – consta que, além dos humanos, apenas os gorilas Koko e Michael, que aprenderam a se comunicar por sinais, já demonstraram ter sonhado. Mas somam-se às observações empíricas sobre o comportamento dos bichanos diversas pesquisas que já mapearam o cérebro canino enquanto dormiam: a maioria dos mamíferos, por exemplo, possui um ciclo de sono muito semelhante ao humano.

Os movimentos, sons e espasmos são indícios importantes para a hipótese dos animais sonharem

Os movimentos, sons e espasmos são indícios importantes para a hipótese dos animais sonharem

-Sonhar com dinheiro: o que significa e como interpretar corretamente

Assim, os cães também passam por estágios como o de sono profundo, quando as atividades cerebrais se reduzem, e pelo momento conhecido como REM (Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos, em tradução livre), no qual sonhamos. A partir de tais conclusões, as pesquisas sugerem que cachorros também processam as experiencias e aprendizados da vida e do dia através de sonhos, “ilustrados” por movimentos súbitos, espasmos, rosnados e latidos eventuais.

Durante o sono, muitos cães choram, emitem pequenos sons, chegam a rosnar ou mesmo a latir

Durante o sono, muitos cães choram, emitem pequenos sons, chegam a rosnar ou mesmo a latir

-Estudo mostra como você sonha com o ex mesmo tendo partido para outra

Segundo o psicólogo Stanley Coren, os cães sonham a cada 20 minutos durante o estágio REM, com episódios de cerca de um minuto de duração. Raças de maior porte, porém, tendem a experimentar sonhos mais longos e com maiores intervalos, com quatro minutos de duração e 45 minutos entre cada um. Os sonhos são provavelmente estrelados pelos donos, assim como devem mostrar atividades que o animal costuma praticar.

Cachorros sonham com humanos

“Humanos sonham com as coisas pelas quais se interessam durante o dia, ainda que de forma mais visual e menos lógica. Não há motivos para concluir que os animais sejam diferentes”, afirma a dra. Deirdre Barrett, professora e psicóloga da Escola de Medicina de Harvard, em entrevista para a revista People. “Como os cães geralmente são extremamente ligados aos seus humanos, é provável que seu cachorro sonhe com seu rosto, seu cheiro, ou com te agradar ou implicar com você”, conclui.

O tamanho das raças interfere na duração e no intervalo dos sonhos caninos

O tamanho das raças interfere na duração e no intervalo dos sonhos caninos

-Sonhar com aranha: o que significa e como interpretar corretamente

Quando os movimentos corporais se tornam mais expressivos, é provável que estejam sonhando com brincadeiras ou que estão correndo, por exemplo. Não é recomendado despertar o animal, para evitar um susto ou mesmo uma mordida involuntária, a não ser que os espasmos tomem o corpo todo como uma convulsão – em tais casos, a visita ao veterinário é fundamental. Para garantir uma melhor saúde do sono canino, o mais recomendado é mesmo oferecer conforto e segurança na hora de dormir e, antes, um dia agradável e feliz aos bichanos.

Os sonhos caninos provavelmente mostram atividades recorrentes e os humanos de convívio do animal

Os sonhos caninos provavelmente mostram atividades recorrentes e os humanos amigos do animal

Publicidade

© foto 1, 2, 3, 5: Getty Images

© foto 4: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness