Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Nepenthes pudica é a primeira planta carnívora descoberta que captura suas presas no subsolo. Com folhas modificadas que formam um tipo de jarro, como uma armadilha por onde caem os animais que servirão de alimento, a espécie encontrada na província indonésia de Kalimantan do Norte, na ilha de Bornéu, desenvolveu um sistema para capturar vermes, larvas e besouros embaixo da terra. Essa é a primeira espécie conhecida capaz de capturar presas desse tamanho no subsolo.
Os primeiros registros da espécie encontrada na ilha de Bornéu
-‘Planta pênis’: governo do Camboja toma atitude contra fixação de turistas por fotos
De acordo com o estudo, publicado na revista PhytoKeys, além dos jarros avermelhados, a Nepenthes pudica possui uma série de brotos subterrâneos sem clorofila, com folhas pequenas e brancas, que funcionam também como uma armadilha capaz de “caçar” os animais subterrâneos. Outros três grupos de plantas carnívoras já foram descobertas com capacidade de capturar seres debaixo da terra, mas em todos os casos prévios somente organismos minúsculos são “comidos” pelas plantas.
Os “jarros” avermelhados formados pelas folhas, por alguns animais são capturados
-Fungos se comunicam usando até 50 palavras, sugere estudo
“Esta espécie coloca seus jarros de até 11 cm de comprimento (4,3 polegadas) no subsolo, onde são formados em cavidades ou diretamente no solo e prendem animais que vivem no subsolo, geralmente formigas, ácaros e besouros”, afirmou Martin Dančák, da Universidade Palacký Olomouc, na República Tcheca, e autor principal do estudo, em comunicado. De acordo com a nota, foram encontradas larvas de mosquito, nematóides e vermes dentro dos jarros da planta.
-A flor mais tímida do mundo que fecha suas pétalas segundos após ser tocada
A descoberta se deu inicialmente quase por sorte: quando notaram um jarro saindo do solo, cientistas pensaram se tratar de uma deformidade de espécie semelhante, mas encontraram diversos exemplares escondidos em um musgo na base de uma árvore. “Esperamos que a descoberta desta planta carnívora única possa ajudar a proteger as florestas tropicais de Bornéu, especialmente prevenir ou pelo menos retardar a conversão de florestas intocadas em plantações de dendezeiros”, afirmou Wewin Tjiasmanto, do Yayasan Konservasi Biota Lahan Basah, grupo de conservação que ajudou a descobrir a nova espécie.
Ilustração registrando todas as partes da planta
A folhagem da espécie carnívora Nepenthes pudica
Publicidade
Astrônomos descobriram uma estrela rara em forma de lágrima girando pelo cosmos a cerca de 1.500 anos-luz do sol....
Principal causa de mortes em todo o mundo, os problemas cardíacos e principalmente os enfartos levam a óbito, segundo...
Por seu trabalho dedicado à ecologia em estradas e pela redução de atropelamento e mortes de animais nas rodovias...
Surpreendentemente não era apenas papinho de românticos de plantão: um coração saudável tem tudo a ver com...
Arqueólogos acabam de descobrir a maior vinícola da era bizantina conhecida no mundo. Localizada nas redondezas de um...
Uma pesquisa realizada pela Saint Petersburg State University constatou que um hábito aparentemente pessoal, na...
A epidemia de coronavírus deixou todo mundo em casa. Com uma dosezinha a mais de tédio, as pessoas vão arranjando...
Presente na vasta maioria dos seres vivos, é através de uma estrutura óssea chamada otólito que cientistas costumam...
Em se tratando de sexo, tempo também não é documento. A duração de uma relação sexual não é proporcional ao...