Inspiração

Ele passou no exame da OAB aos 77 anos e provou que nunca é tarde para realizar um sonho

13 • 07 • 2022 às 09:05
Atualizada em 15 • 07 • 2022 às 10:39
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um aposentado de 77 anos provou que não existe idade para realizar seus sonhos. Depois de anos trabalhando no varejo, José Benedito Alves Ferreira aproveitou o tempo livre na aposentadoria para buscar uma realização que há muito desejava. Agora, o idoso acaba de ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Nunca é tarde. A pessoa tem que começar, ser perseverante. Foram cinco anos e meio de estudo, e eu só faltei dois dias por causa do estado de saúde minha esposa. Se não eu não teria faltado nenhum dia”, disse Ferreira em entrevista ao G1.

Aposentado passa no exame da OAB aos 77 anos

Aposentado passa no exame da OAB aos 77 anos

Morador de Ponta Grossa, no centro-leste do Paraná, ele prestou o exame junto à Ordem dos Advogados da sua região e passou. “Esse sonho remonta a velhos tempos… Meu pai faleceu eu tinha seis meses. Minha mãe com seis filhos, sem condições… Nós passamos por muita dificuldade. Precisei trabalhar cedo, desde os 9 anos eu trabalhava”, disse o homem que via advogados em sua empresa e pensava que poderia um dia ocupar aquele papel.

O aposentado passou a estudar Direito em 2016 já com o objetivo em mente. Depois de graduado em 2020, ele tentou uma vez a prova e não atingiu a pontuação mínima. Voltou a estudar e agora teve a boa notícia da aprovação.

—Aposentado de 81 anos é aprovado em universidade pública e inicia terceira graduação

“Eu me dediquei, assisti às aulas, evitava faltar, fazia revisão. Então como ocorreu comigo, é ter foco e determinação, e não achar motivos para não estudar. Porque a gente acha. ‘Não tenho tempo’, ‘Tem muita coisa pra fazer’”.

E ele não pretende parar por aí. Agora advogado licenciado pela OAB, ele pretende atuar nas áreas de direito civil e direito trabalhista, além de seguir estudando. “Eu vou me inscrever para fazer pós-graduação, e depois encarar a profissão […] E que fique o exemplo, a idade não é obstáculo. Depende da vontade de cada um”.

Após a morte de sua mulher, esse homem de 94 anos construiu uma piscina no jardim pra ter a companhia de crianças vizinhas

Publicidade

Foto de José Benedito Alves Ferreira: Arquivo pessoal
Foto destaque: Getty Images


Canais Especiais Hypeness