Viagem

Em Florença, a mais antiga farmácia do mundo é também uma das mais luxuosas

08 • 07 • 2022 às 16:45
Atualizada em 28 • 07 • 2022 às 20:19
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Luxuosamente localizada na cidade italiana de Florença, a Officina Profuma Farmaceutica di Santa Maria Novella não é só a mais antiga farmácia do mundo, mas também uma das mais interessantes. Seus produtos de beleza, perfumaria e higiene estão à venda há 410 anos, desde 1612, quando o local se abriu ao grande público, mas as atividades boticárias por lá remontam ao ano de 1221, quando monges da Igreja de Santa Maria Novella começaram a misturar ervas e criar óleos e elixires especiais.

Salão principal da farmácia, aberta ao público desde 1612

Salão principal da farmácia, aberta ao público desde 1612

-Este antigo laboratório de alquimia do século 16 foi encontrado num túnel em Praga

Os experimentos com aromas e unguentos seguiram até meados do século 14, quando a Peste atingiu a Europa com toda força para se tornar a mais fatal pandemia registrada na história: em 1381, a farmácia funcionava como um local de tratamento, onde os monges e outros pacientes se banhavam em produtos para evitar ou cuidar da doença – como através de uma água de rosas ou de um vinagre celebremente conhecido como Aceto dei Sette Ladri ou Vinagre dos Sete Ladrões, nome que se referia à lenda de que um grupo de ladrões de cadáveres utilizava o produto para se proteger de doenças.

No local, um pequeno museu exibe a história e os produtos da farmácia mais antiga do mundo

No local, um pequeno museu exibe a história e os produtos da farmácia mais antiga do mundo

-Conheça o hotel mais antigo do mundo, gerido pela mesma família há mais de 1300 anos

Ao longo da Idade Média, a Farmaceutica di Santa Maria Novella criaria diversos produtos que a tornariam também uma das mais famosas farmácias do mundo, como águas de cheiro e pastilhas para digestão, o incenso especial Carta D’Armenia, além de tônicos, colônias, e possivelmente seu mais famoso produto, o primeiro perfume feito à base de álcool que se tem notícia. O Acqua della Regina, como o nome de Água da Rainha sugere, foi criado como um presente para Catarina de Medici quando ela partiu de Florença para se casar com Henrique II, rei da França, em 1533: o perfume foi usado na cerimonia de casamento.

O Acqua della Regina foi o primeiro perfume à base de álcool, e segue vendido até hoje

O Acqua della Regina foi o primeiro perfume à base de álcool, e segue vendido até hoje

Luxo e tradição são parte dos ingredientes dos produtos centenários

Luxo e tradição são parte dos ingredientes dos produtos centenários

-Mapa colorido aponta quais os restaurantes mais antigos em cada continente

Em 1621, uma loja foi inaugurada na Via Reginaldo Giuliani, em Florença, tornando os já famosos produtos em sucessos não só entre a nobreza, mas por toda Europa. No final do século 19, a farmácia foi confiscada e privatizada pelo estado italiano. As dependências da Officina Profuma Farmaceutica di Santa Maria Novella ainda ocupam o mesmo espaço histórico, mas a fabricação, desde então, migrou para um local mais moderno e apropriado – os produtos, porém, seguem essencialmente os mesmos, e è possível comprar inclusive o perfume da Rainha Catarina.

O salão com os produtos na virada do século 19 para o século 20

O salão com os produtos na virada do século 19 para o século 20

A farmácia, em 1900

A farmácia, em 1900

-O mais antigo cinema ao ar livre do mundo fica numa cidade praiana da Austrália

Desde os anos 1990 que a mais antiga farmácia do mundo vem se tornando também uma das mais bem sucedidas e, além de possuir uma filial nas principais cidades da Itália, ela também se espalhou para os EUA, o Panamá, Japão, Coreia do Sul, Austrália e África do Sul em mais de 75 lojas. Luxo, tradição e perfume, porém, se mantém como essência da marca, que persiste há mais de 800 anos.

A Farmaceutica di Santa Maria Novella recebeu - e perfumou - nobres, reis, rainhas e papas

A Farmaceutica di Santa Maria Novella recebeu – e perfumou – nobres, reis, rainhas e papas

 

Publicidade

© fotos 1, 3, 4: Officina Profuma Farmaceutica di Santa Maria Novella/reprodução

© fotos 2, 6: Wikimedia Commons

© foto 5: Getty Images


Canais Especiais Hypeness