Sustentabilidade

Empresa canadense quer reinstaurar ‘corrida do ouro’ e traz sérios riscos ambientais à Califórnia

24 • 07 • 2022 às 19:44 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Os moradores do condado de Nevada, nos Estados Unidos, estão lutando para impedir o retorno da ‘Corrida do Ouro’. Eles argumentam que qualquer tentativa de restaurar antigas minas de ouro teria um custo altíssimo para o meio ambiente e suas vidas. Essa luta é contra a Rise Gold Corp, uma empresa canadense que busca uma permissão de 80 anos para operar a mina sete dias por semana no local.

Atualmente, a empresa possui 10,3 quilômetros quadrados de direitos minerais subterrâneos que se estendem abaixo de residências e empresas. São esses fatores que fazem os moradores lutarem contra todos os esforços para restaurar as minas. Sob esse guarda-chuva está o MineWatch, um grupo que se opõe ao projeto Grass Valley. A Rise Grass Valley vem buscando uma licença para reabrir as minas nos últimos cinco anos sem sucesso. O povo do condado de Nevada rejeitou a empresa. Eles argumentam que o reinício das minas danificaria suas águas subterrâneas ou levaria ao esgotamento do recurso.

Uma antiga placa de aviso está em exibição na entrada da histórica Chollar Mine, uma mina de Virginia City, Nevada. Foto: Getty Images.

Ben Mossman, executivo-chefe da Rise Gold Corp., disse que o projeto criará mais de 300 novos empregos, mas não construirá moradias. “Se você pudesse colocar esta mina de volta em produção como estava quando foi fechada, seria uma das principais minas de ouro do mundo. Esta é uma grande mina”, disse Mossman.

Recentemente, um projeto de relatório ambiental mostrou que a mina poderia afetar significativamente poços em cerca de 30 propriedades. O relatório também descreve outros impactos ambientais negativos que a mina teria. Com essas questões surgindo, a única alternativa para os moradores foi começar uma batalha contra a proposta e esse pensamento extrativista colonial.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness