Ciência

Entenda escavações inéditas em tumba de 5 mil anos ligada ao rei Arthur

08 • 07 • 2022 às 10:00
Atualizada em 15 • 07 • 2022 às 10:44
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Arqueólogos da Universidade de Manchester começaram uma escavação em uma tumba de 5 mil anos ligada ao Rei Arthur.

O grupo tem a esperança de responder alguns dos mistérios que cercam o local enigmático no processo de pesquisa.

Os mistérios da Pedra de Arthur 

A Pedra de Arthur é uma tumba neolítica com câmaras que nunca foi escavada anteriormente, mas o Patrimônio Inglês diz que exemplos semelhantes na mesma região foram encontrados contendo restos esqueléticos incompletos de várias pessoas, juntamente com flocos de sílex (um tipo de rocha sedimentar), pontas de flecha e cerâmica.

Os especialistas estão trabalhando em parceria com a English Heritage, que cuida da lendária Pedra do Rei Arthur, em Herefordshire, para remover grama da tumba e assim expor e registrar vestígios arqueológicos sobre os povos neolíticos que a construíram.

Fantásticas fotos da recém-descoberta maior caverna do mundo

Pedra do Rei Arthur

Pedra do Rei Arthur

Ali que Arthur matou um gigante 

A câmara é formada por nove pedras verticais, com uma enorme pedra angular estimada em mais de 25 toneladas no topo.

Como muitos monumentos pré-históricos no oeste da Inglaterra e no País de Gales, esta tumba está ligada ao Rei Arthur desde antes do século XIII. Segundo a lenda, foi ali que Arthur matou um gigante que deixou a marca de um ferimento em seus cotovelos em uma das pedras ao cair.

Mais recentemente, acredita-se que o autor CS Lewis tenha se inspirado na área ao criar seu mundo fictício de Nárnia – com a Pedra de Arthur a inspiração para a mesa de pedra sobre a qual Aslan, o Leão, é sacrificado em “O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa”.

“A Pedra de Arthur é um dos monumentos da Idade da Pedra mais significativos do país, e esta escavação oferece uma chance realmente rara e emocionante para o público vir e ver a arqueologia em ação”, disse Ginny Slade, gerente de voluntários da English Heritage, em comunicado.

“Nossa equipe de voluntários maravilhosos estará à disposição para explicar as últimas descobertas à medida que elas acontecem – estamos pedindo às pessoas que reservem com antecedência para garantir que todos tenham a chance de aproveitar esta grande oportunidade.”

O incrível templo construído para um rei dentro de uma caverna na Tailândia

Publicidade

Canais Especiais Hypeness