Design

Este incrível livro sobre tecelagem se transforma num tear que de fato funciona

25 • 07 • 2022 às 13:20
Atualizada em 26 • 07 • 2022 às 19:49
Karol Gomes
Karol Gomes   Redatora Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.


O livro sobre tecelagem de Cai Wei Qun não poderia ser mais inspirador para o ofício. Nomeado com base em uma onomatopeia taiwanesa – a do swish de uma máquina se movendo da esquerda para a direita enquanto carrega fios através da urdidura – “Xui” se abre para revelar um tesouro de história, técnicas e truques, e um tear inteiro colocado entre as páginas.

– Macramé: artista utiliza tecelagem em nó para manufaturar três imensas instalações

– Cânhamo: as técnicas ancestrais de fabricação de cordas de fibras registradas em documentário

– O antigo artesanato têxtil japonês feito com unhas irregulares

O design inteligente é totalmente funcional e capaz de produzir pequenas tapeçarias com base nos padrões e práticas descritas, tornando o livro um manual imersivo e acessível. “As ferramentas de tecelagem tradicionais são grandes e têm processos complicados”, disse Wei Qun em entrevista à Colossal. 
https://www.instagram.com/p/CI5UXGlD_y3/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
– Tapetes reproduzem o fundo do mar e trazem reflexão sobre preservação dos oceanos

“Comumente é difícil experimentar. Portanto, esperamos que, experimentando processos de tecelagem simples, se possa iniciar o ‘interesse’ durante o processo e entender completamente a cultura da tecelagem”, complementou o autor, que compartilha muito mais sobre design em sua página no Instagram. 

Publicidade

Fotos: Cai Wei Qun para Colossal


Canais Especiais Hypeness