Tecnologia

Este mapa mostra como as pessoas riem online em cada lugar do mundo

11 • 07 • 2022 às 10:03
Atualizada em 13 • 07 • 2022 às 09:13
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Hahaha, kkk, rs. Como você ri online? Aqui no Brasil usamos muito essas três formas, mas sabia que em cada lugar do mundo as pessoas escrevem suas risadas de uma forma totalmente diferente? Quem fala inglês, tende a usar onomatopeia (“haha”), abreviações (“LOL” ou “LMAO”) ou talvez tenha um emoji favorito. Mas um mapa compilou uma lista no mínimo divertida traduzindo risos online em 26 diferentes idiomas.

O site Preply que montou a lista, comparando idiomas com alfabetos e significados variados. A onomatopeia do riso – “haha” é a mais comum, mas também existem outras formas abreviadas de comunicar o riso, dependendo de onde você é e do idioma que você fala. Por exemplo, em tailandês, você pode escrever “55555” em vez de “Haha”. Por quê? Acontece que o número cinco é pronunciado como “haa”, então a série de cinco é uma forma de onomatopeia.

Veja como é rir online pelo mundo:

ÁRABE
O riso é escrito como “هههههههههه” em árabe padrão, que é pronunciado como “hahaha”. Embora o idioma seja falado em muitas nações ao redor do mundo, eles geralmente têm seus próprios dialetos que os tornam únicos em seu país específico. Esta forma escrita de riso é universal dentro da comunidade de língua árabe.

INGLÊS
Em inglês, é comum as pessoas escreverem variações de “haha” (por exemplo, “hahaha” ou “bahaha” ou “haaaa”) como resposta a algo engraçado ou “hehe” para uma risadinha travessa. Outras formas de riso escrito na fala online incluem “LOL” (que significa “laughing out loud”), “LMAO” (“laughing my ass off”) e “ROFL” (“rolando no chão rindo”).

FRANCÊS
O mais comum é “MDR”, que significa “Mort de Rire” (“morrendo de rir”). Para rir ainda mais, existe a abreviatura “PTDR“—Pété de Rire. Péte pode significar peidar, mas geralmente é uma versão mais familiar de “casser”, que significa “quebrar”. Então, “PTDR” significa “quebrado de tanto rir” e não necessariamente “rindo tanto que peidei”, mas ainda assim… hilário.

—Japoneses criam máscara capaz de traduzir conversas em nove idiomas

GREGO
O riso online grego tem todos os tipos de abreviações. “Lol” em letras gregas é “λολ”, mas mais típico é “χαχα”, que é “haha”. Para piadas ou risadas sarcásticas, os falantes de grego preferem “χοχο”. Esse último é situacional, no entanto; “xoxoxo” também significa “abraços e beijos” em grego. Há também a risada sorrateira “χεχε” (“cece”), e a risadinha feminina, escrita “χιχι” (“çiçi”). Uma risada maligna é “μπουχαχα” (“buxaxa”). Por fim, há o zombeteiro “χα0χα0χα0”, que é usado em situações de trollagem (semelhante ao “huehuehue” que é comum no português brasileiro).

INDONÉSIO
A ortografia indonésia pode ter surgido devido ao layout do teclado dos idiomas. “Wkwk”, “wkwkwk”, “wakaka” e “xixi” são populares, supostamente porque era mais fácil para os usuários digitar “k” em vez de “h”, o que exige que eles movam o dedo indicador para longe de seu lugar na tela. teclado.

ITALIANO
Para os falantes de italiano, a onomatopeia do riso é diferente, resultando nas grafias “ahahah” e “eheheh”, pois a língua não possui o forte som aspirado “ha”.

PATOIS JAMAICANOS
Como uma língua crioula baseada no inglês com influências da África Ocidental, os falantes dessa língua usam a abreviação “DWL”, que significa “riso selvagem morto”.

COREANO
Em coreano, é comum escrever o riso como ㅋㅋㅋ (“kkk”) e ㅎㅎㅎ (“hhh”). Quando os coreanos usam o alfabeto latino em sua escrita, eles escrevem seu riso como “k-k-k-k-k-k”.

POLONÊS
Os adolescentes poloneses às vezes usam a palavra “Heheszki”, que significa “chutar e rir”. Na maioria das vezes, porém, eles usam mais gírias inglesas como “haha”.

ESPANHOL
Rir é representado com “jajaja”, mas você também tem opções. Para expressar ironia, os falantes de espanhol usam “jejeje” ou “jijiji” para uma risada mais travessa.

TAILANDÊS
Em tailandês, o número cinco é pronunciado “haa”, então os falantes de tailandês digitam sua risada como “55555”. Para significar que eles estão rindo muito, eles adicionam um sinal de mais no final (assim: “55555555+“).

TURCO
Como em vários outros idiomas, o riso online em turco pode ser escrito como “hahaha” ou ao contrário como “ahahah”. Outras maneiras menos universalmente comuns que o riso é exibido são “jsjsjsjs” e “weqeqwqewqew”. Outra maneira interessante de os falantes de turco comunicarem o riso é pressionando uma sequência aleatória de teclas no teclado para terminar com algo assim: “dksajdksajdoşad”.

UCRANIANO
Em ucraniano, o riso é escrito como “axaxaxax”, mas, como no espanhol, também há a opção de um tom diferente: “азаза”, escrito em caracteres cirílicos, representa o riso sarcástico.

VIETNAMITA
“Hihihi” é o mais comum, mas também existem grafias para rir em diferentes emoções. Há “khà khà khà” (como o inglês “hehehe”), “hê hê” (rindo com orgulho), “hì hì” (um riso fraco) ou “hô hô”.

Curtiu? Então veja a lista completa no site preply.com

—Sim, o álcool ajuda mesmo você falar uma língua segunda língua

Publicidade

Canais Especiais Hypeness