Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O registro flagrante do anestesista Giovanni Bezerra estuprando uma mulher que iria realizar um parto chocou o Brasil.
O médico foi detido e o caso levantou um debate sobre violência médica, obstétrica e sexual contra mulheres brasileiras. Mas a falta de sensibilidade de um setor da sociedade sobre o crime causou revolta.
Uma das graves falhas foi da emissora Jovem Pan. Ao noticiar o crime em seus programas televisivos, o veículo de comunicação exibiu o vídeo flagrante sem tarjas, expondo a intimidade da vítima e compartilhando, sem autorização, uma cena traumática inclusive para o espectador.
MTST fez manifestação em frente à sede da Jovem Pan, em São Paulo, por exposição de crime em rede nacional
A Jovem Pan foi denunciada judicialmente pela exposição. Uma mulher entrou com uma queixa-crime na Justiça paulista, afirmando que a emissora mostrou as imagens “sem utilização de recurso que impossibilitasse a identificação da vítima e, até onde consta, sem sua autorização”.
De acordo com a denúncia, a Jovem Pan incorreu em “divulgação de cena de estupro de vulnerável”, punido pelo Código Penal no artigo 218-C. A empresa nega, afirmando que é impossível identificar a vítima pelo vídeo.
“A bem da verdade, a repetição desta cena à exaustão por telejornais, ainda que sob filtros ou tarjas, pode ser um grande gatilho para quem assiste. Dá para noticiar sem ser tão explícito. É preciso haver o mínimo de respeito pela vítima e pelos espectadores”, avaliou o colunista Fefito.
A Jovem Pan simplesmente exibiu o vídeo do estupro na sala de parto de forma explícita, sem tarjas nem desfocar as imagens.
E tem gente que ainda questiona a regularização dos meios de comunicação.
— Ricardo Pereira (@ricardope) July 13, 2022
Um dos textos mais compartilhados por pessoas indignadas com o crime cometido por Giovanni Bezerra foi o “Nem todo homem, mas sempre um homem”, que reflete sobre os diversos ciclos de violência sexual sofrida por mulheres. A grande maioria dos estupros são cometidos por homens.
O texto é de Tracy Figg. “No necrotério depois de mortas. Com meses de vida. Na infância. Na pré-adolescência. Adultas. Idosas. NO PARTO. Nas clínicas psiquiátricas. Nas consultas médicas de qualquer especialidade. Na rua, na igreja e em casa. Pelo pai, pelo padrasto, pelo avô, pelo tio, pelo professor, pelo padre, pelo pastor, pelo médium, pelo MÉDICO, pelo marido, pelo primo, pelo irmão. Nem todo homem, mas sempre um homem”, afirma.
O estudante de medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Lucas Müller Mendonça, fez um comentário satirizando a publicação, afirmando que mulheres não sabem dirigir. Em pleno 2022.
O aluno foi denunciado à Ouvidoria da UFMS e a Associação Atlética Acadêmica de Medicina da Federal do Mato Grosso do Sul publicou nota de repúdio contra a empresa.
“Foi apenas um texto satírico, inocente e intencionalmente absurdo a fim de expor a ideia ridícula insinuada através da frase ‘sempre um homem”, se defendeu Lucas.
Publicidade
Uma petição online exige que o ‘Festival Latitude’, sediado no Reino Unido, deixe de tingir ovelhas de rosa. De...
Um vídeo mostra o momento em que a publicitaria Valkíria Tavares de Moraes Cardoso, de 59 anos, também conhecida...
Quem conhece e ama o MECA sabe que, mais do que um festival, essa equipe porreta faz um tanto de ações legais durante...
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) foi impedido pela companhia aérea GOL de embarcar em um voo no Aeroporto...
Uma jovem carioca foi vítima de assédio dentro de um ônibus da linha Recreio-Botafogo, no Rio de Janeiro. Ela estava...
Enquanto a CPI da Covid-19 domina o noticiário político brasileiro, os conflitos por conta da questão ambiental se...
Roseli Viana Gomes, mãe de Nego do Borel, registrou o desaparecimento do cantor na manhã dessa terça-feira (5). Na...
A primeira grande live da quarentena na música popular brasileira foi a de Gusttavo Lima, com o seu "Buteco em casa",...
A rede de fast-food Burger King está sendo processada por um cliente por vender hambúrgueres veganos com subprodutos...