Fotografia

Finlândia registra 7 trombas d’água ao mesmo tempo no mar

21 • 07 • 2022 às 09:15 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um raro e incrível fenômeno meteorológico foi registrado em uma foto tirada em uma praia na Finlândia, mostrando sete trombas d’água simultâneas sobre o oceano. A imagem foi compartilhada pela Guarda Costeira da Finlândia Ocidental, como forma de alerta para o perigo.

A foto das sete trombas compartilhada pela Guarda Costeira da Finlândia

A foto das sete trombas compartilhada pela Guarda Costeira da Finlândia

-Sorte é poder ver a aurora boreal em um iglu de vidro na Finlândia

O fenômeno aconteceu no mar entre os municípios de Kustav e Pyhämaa, na costa sudoeste do país, e foi descrito pelo post da Guarda Costeira. “No fim de semana, ocorreram trombas d’água espetaculares, que agitaram a superfície do mar, na área entre Pyhämaa e Kustav”, diz a legenda, compartilhado no Twitter da corporação no dia 11 de julho.

Outra foto registrando parte do fenômeno no mar finlandês

Outra foto registrando parte do fenômeno no mar finlandês

-Cabeça d’água: entenda fenômeno que matou 3 pessoas em cachoeira em SP

“Elas podem ser devastadoras no mar e em terra. Ao mesmo tempo, eram visíveis sete trombas. A foto foi tirada por um funcionário da Guarda Costeira, em North Åland”, diz o tweet. Outras fotos e vídeos registrando o momento também foram compartilhadas nas redes, detalhando as sete formações no horizonte do mar finlandês.

-As imagens impressionantes da catástrofe ambiental no Parque de Yellowstone, nos EUA

A tromba d’água vem de uma nuvem que forma uma espécie de funil sobre áreas abertas com muita água, como rios, mares ou lagos, e que costuma se formar no verão, especialmente nos períodos mais intensos de chuva. Segundo consta, o perigo reside na força da água e na velocidade com que o funil se forma, sendo capaz de surpreender banhistas ou embarcações.

Publicidade

© foto 1: Twitter/@meriraja/reprodução

© foto 2: Twitter/@jeffreybbq/reproducão


Canais Especiais Hypeness