Ciência

Fósseis humanos encontrados em caverna questionam origens da humanidade

14 • 07 • 2022 às 10:09
Atualizada em 21 • 07 • 2022 às 09:32
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma nova datação de um fóssil descoberto na região da África Subsaariana pode alterar para sempre a questão da origem da humanidade.

A descoberta da Purdue University mostra que fósseis descobertos recentemente, que mostram que talvez a origem do gênero humano não esteja na África Oriental, mas, na verdade, estaria na região da África do Sul.

Pesquisa mostra que talvez novas descobertas alterem a teoria sobre a origem da humanidade

O fóssil chamado de “Senhora Ples” foi encontrado em uma caverna na África do Sul. Trata-se de um esqueleto com cerca de 3,4 a 3,6 milhões de anos de idade.

Caso as descobertas se confirmem, a Senhora Ples superará Lucy, fóssil hominídeo mais antigo do mundo. Lucy – que ganhou este nome por conta da canção ‘Lucy In The Sky With Diamonds’ dos Beatles – foi descoberta em 1974 na Etiópia. As datações indicam que este fóssil tem 3,2 milhões de anos de idade.

– Mudanças climáticas estão apagando a arte mais antiga da humanidade

Ou seja, a nova teoria a partir da descoberta da Senhora Ples indica que os seres humanos não surgiram na Etiópia. Contudo, a nova ideia é que os australopitechus da África do Sul e da Etiópia poderiam ser contemporâneos, quebrando a ideia de uma origem comum.

A descoberta mostra um novo paradigma para a paleoantropologia, campo da ciência que estuda a origem da humanidade através de fósseis.

– Crânio de 7 mil anos achado na Indonésia pertence a jovem de sociedade perdida

“Este novo e importante trabalho de datação empurra a idade de novos e antigos fósseis mais para trás. Além disso, trazem dados interessantes na pesquisa da evolução humana.  Agora, um dos fósseis mais emblemáticos da África do Sul, a Sra. Ples, se soma a outros hominídeos icônicos, como Lucy”, disse Dominic Stratford, diretor de pesquisa nas cavernas do local, onde o fóssil de Ples foi encontrado.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness