Inovação

Holanda anuncia produção de 1º carro com placas solares do mundo

01 • 07 • 2022 às 10:12
Atualizada em 01 • 07 • 2022 às 10:12
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A empresa holandesa Lightyear anunciou que começará a fabricar, ainda em 2022, o primeiro carro de produção do mundo equipado com painéis solares – o Lightyear 0. Além disso, o veículo terá, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto dirige ou enquanto estacionado. 

O “zero” tem muito em comum com o protótipo Lightyear One que foi revelado há dois anos, mas o veículo é capaz de fazer mais com uma bateria menor, disse o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot a imprensa. “O trem de força é o mais eficiente do mundo”, afirma, acrescentando que o formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas permitem que uma bateria menor forneça a mesma autonomia.

– Inventaram um painel solar transparente que vai transformar janelas em geradores de energia

Segundo divulgação da Lightyear, o carro poderá dirigir mais de 600 quilômetros sem parar para recarregar e terá um alcance adicional de até setenta quilômetros por dia, a partir dos painéis solares. Para comparação, isso é um pouco mais do que um Tesla Model 3 e bem mais do que o Kia Niro Long Range. 

Início das vendas na Europa está previsto para novembro

Cada hora que o carro estiver ao sol, adiciona até nove quilômetros de carga à bateria, de acordo com Lightyear. O alcance solar fornecerá uma alimentação adicional de quilômetros para viagens longas, mas também significa que você gastará menos tempo em pontos de carregamento – ou talvez nem precise deles. 

– Painel solar portátil e flexível pode ser acoplado a mochila ou qualquer superfície

A empresa diz ainda que, em um país quente como Espanha ou Portugal, você não precisará ligar o carro por até sete meses. Em um clima mais nublado, como na Holanda, o carro precisaria ser carregado após dois meses – vale lembrar: por enquanto, só há previsão de lançamento do veículo na Europa, por isso os países citados na estimativa.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness