Viagem

Jesse Koz e seu cãozinho viram nome de estrela em constelação Orion

14 • 07 • 2022 às 09:57 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O influenciador brasileiro Jesse Koz e seu cãozinho Shurastey receberam uma bonita e estelar homenagem, com seus nomes batizando uma estrela da constelação Orion. Koz e seu cachorro da raça Golden Retriever morreram em um acidente nos EUA no dia 23 de junho, durante viagem em que buscavam atravessar todo o continente americano em um Fusca, enquanto encantavam a internet documentando a parceria e a diversão ao longo do trajeto.

O influenciador brasileiro Jesse Koz e seu cãozinho Shurastey durante a viagem

O influenciador brasileiro Jesse Koz e seu cãozinho Shurastey durante a viagem

-Casal atravessa continente de bike e com uma companhia especial: seu cãozinho cego

A homenagem foi feita pelo seguidor Daniel Trevizan, de São Paulo, que realizou o registro da estrela “Jesse e Shurastey” no site internacional “Online Star Register”, mediante o pagamento de uma taxa. “Um presente inimaginável na minha mente. De qualquer lugar da terra, acessando as coordenadas, e com um telescópio será possível vê-la”, escreveu a tia de Jesse, na postagem anunciando a homenagem.

A dupla, no fim da famosa Rota 66, nos EUA, pouco tempo antes do acidente

A dupla, no fim da famosa Rota 66, nos EUA, pouco tempo antes do acidente

-Ele levou seu cão para viajar por lugares fantásticos e o resultado são essas fotos adoráveis

Daniel recebeu um certificado, informando o código de registro e as coordenadas para localizar a estrela. A estrela “Jesse e Shurastey” pode ser vista de diversos lugares do mundo com um telescópio, acessando as coordenadas “RA05h20m37 .560 -09010’56.71” dec 12.15 mag Ori”. O registro, porém, é considerado simbólico e sem validação científica, já que somente a União Astronômica Internacional (UAI) é reconhecida com o poder de denominar corpos celestes oficialmente.

Na parte inicial da viagem, a dupla passou pela incrível paisagem de Ushuaia, no extremo sul do continente

Na parte inicial da viagem, a dupla passou pela incrível paisagem de Ushuaia, no sul do continente

-Por que este homem decidiu sair pelo mundo com seu cachorro durante 10 anos

Jesse Koz tinha 29 anos e era natural do Paraná, mas vivia em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e estava viajando com seu cachorro Shurastey desde 2017 por todo o continente em seu Fusca ano 1978, apelidado de Dodongo. A dupla já havia cruzado 17 países, e estava nos EUA viajando em direção ao Alaska, destino final do trajeto. A viagem era parte do projeto Shurastey or Shuraigow?, nome que brinca com a música “Should I Stay or Should I Go?”, da banda britânica The Clash, e que em português pergunta: “Devo ficar ou devo ir?”. O nome do cachorro também faz uma alusão bem-humorada ao título.

O acidente

O acidente aconteceu em uma rodovia próxima à cidade de Portland, no estado do Oregon, região ao noroeste do país. O brasileiro teria tentado desviar de um engarrafamento e perdeu o controle do veículo, batendo de frente com o carro de Eileen Huss, de 62 anos, que foi hospitalizada, mas sobreviveu ao acidente. Havia uma criança no outro veículo, mas que não sofreu ferimentos.

O Fusca ficou parado no México por um tempo, e foi recuperado pela dupla pra seguir viagem

O Fusca ficou parado no México por um tempo, e foi recuperado pela dupla pra seguir viagem

-Rodrigo Mussi: veja 1ª foto do ex-‘BBB’ após acidente de carro em SP: ‘Estou de volta’

A viagem vinha sendo registrada no canal Shurastey or Shuraigow?, no Youtube, que conta com mais de 150 vídeos e cerca de 275 mil seguidores. A aventura também era documentada em um perfil no Instagram, que hoje passa de 650 mil seguidores, como um memorial de Jesse e Shurastey – tal qual a estrela em Orion. A última foto mostra os dois olhando a ponte Golden Gate, em São Francisco, nos EUA.

A última foto postada, diante da Golden Gate, em São Francisco

A última foto postada, diante da Golden Gate, em São Francisco

Publicidade

© fotos: Instagram/@jessekoz/reprodução


Canais Especiais Hypeness