Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um fio postado no Twitter registrou um verdadeiro “levantamento ébrio-etonográfico” de Copacabana, documentando um elemento essencial do bairro, na Zona Sul do Rio de janeiro: os bares de rua ou botequins. Um dos endereços mais famosos do mundo pela beleza de sua praia e a dimensão de seu réveillon, a “princesinha do mar”, segundo a postagem realizada por Eduardo Freitas, apelidado Preá, possui 75 botecos ao longo de suas 65 ruas, 101 quarteirões, 7 travessas, 4 ladeiras e 3 favelas.
O espírito do fio postado por Preá é dos bares chamados “pé-sujo”, espalhados pelo bairro
-15 cantinhos escondidos que revelam a essência do Rio de Janeiro
Esses bares populares são parte profunda da identidade carioca, mas se encontram, de modo geral, ameaçados de extinção – ainda não, porém, em Copacabana. A postagem foi feita em celebração aos 130 anos do bairro, comemorados no dia 6 de julho, e partiu, segundo o texto, de dois princípios a respeito dos botecos: “afirmar a existência da vida, é o que nega a morte, dizer que existe, é o que evita o desaparecimento”, e “apontar e listar cada um, o que os diferencia, ainda que muitos pensem que são todos iguais”.
O carioca vestindo somente uma sunga e com os pés sujos de areia também é personagem típico
-Fotos raras mostram Janis Joplin curtindo um topless em Copacabana nos anos 1970
O tom é bem-humorado, mas o levantamento é de fato interessante, realizando um mapeamento etonográfico profundo dos botequins do bairro. Segundo o fio, 33 das 65 ruas de Copacabana possuem ao menos um boteco, das quais 13 ruas oferecem ao menos duas opções de “birosca” para quem quer cerveja gelada e petiscos. “Em menos de uma hora de caminhada, em exatos 43 minutos, você consegue ir de uma ponta a outra do bairro, sem pressa, garantindo seu balcão no inicio e no fim do trajeto. Do café e bar trindade ao bar princesa isabel* são 3,5 km de distância!”, diz o post.
Mesas na calçada fazem parte do repertório registrado no fio, que viralizou no Twitter
-Alguns dos melhores bares do Rio com vista para bebericar com os amigos
A parte mais repleta de biroscas em Copa é o quarteirão das ruas Ronald de Carvalho, Viveiros de Castro, Duvivier e Barata Ribeiro, com seis opções em apenas 350 metros. O levantamento também traz curiosidades sobre os nomes dos estabelecimentos, como o fato de todos os botecos da rua Domingos Ferreira começarem com a letra P (“Panamá”, “Paraíba” e “Pierrot”), de apenas 4 bares no total aludirem ao nome do bairro em seus nomes (“Sereia de Copacabana”, “Copa Bar”, “Âncora Copacabana Bar” e “Copa Azul”) e ainda ao “primeiro nome” mais comum ser “Café e Bar”, utilizado 24 vezes.
Dos 75 bares levantados, somente 4 trazem o nome do bairro em seus próprios nomes
-Lugar de ciência é no boteco; saiba mais sobre projeto de democratização do saber
Os critérios do “levantamento ébrio-etonográfico” são claros e apaixonados: “O butiquim que escolhemos aqui não é o barzinho, nem bar, nem bistrô, nem restaurante. esses têm sua serventia, mas o interesse aqui é outro. é da porta que abre cedo, abrigo das camadas populares, que tem estufa, tem café, traçado e conhaque de gole apressado”, diz o texto, que traz muitas outras informações sobre o objeto estudado. Trata-se de um documento sobre um aspecto mais profundo, verdadeiro e popular de um dos bairros mais visitados do mundo.
Comida de balcão e cerveja gelada: a base parece simples, mas o espírito dos botequins é complexo
-A incrível história da montanha que funcionava como bar há 1000 anos
O fio postado por Preá – que mora no Rio há somente cinco anos e é de Volta Redonda – é uma fotografia singular de uma parte e um aspecto da cidade, mas é também um guia verdadeiramente carioca para quem quer conhecer Copacabana – pelos botequins “onde se sustenta balcão que cuida de cabeça e coração. de gente que entra muda e sai calada, de gente de nome decorado, onde se faz e se tem história emoldurada na gordura do azulejo”. O perfil de Preá no Instagram é também um belíssimo guia ébrio e fotográfico dos botequins do Rio.
Publicidade
Depois do árduo ano de 2019, nada como merecidos descansos ao longo de 2020, né? Este ano terá 251 dias úteis, dois...
Estudar fora do país é o sonho de muita gente, mas infelizmente são poucas as pessoas que dispões de recursos para...
Viajar de trem é uma das coisas mais agradáveis e relaxantes que existe na vida, porém esta experiência pode ser...
Em 1914, o irlandês Ernest Shackleton partiu da ilha Geórgia do Sul rumo à Expedição Imperial Transantártica, o...
Se você é daquelas pessoas que curte ficar bem, mas bem à vontade mesmo, vai adorar essa ideia. As praias de...
Nós adoramos vídeos de viagens e Benjamin Jenks é um cara pra lá de criativo enquanto viajante. Após percorrer...
Poucos dias após relatarmos as cinco ilhas que podem desaparecer do mundo se continuarmos tratando o planeta da mesma...
Há muitas lojas do McDonald's espalhadas mundo afora, mas poucas são tão incríveis quanto uma localizada na cidade...
Diariamente somos bombardeados com notícias sobre os mais de 4 milhões de refugiados sírios e sua situação...