Debate

Mãe de Chloe, do meme, afasta filha das redes; presença de crianças influencers na internet é delicada

18 • 07 • 2022 às 15:18 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A mãe de Chloe Clem, garotinha que viralizou e virou meme em 2013 com um vídeo em que reagia ao choro da irmã Lily, afirmou que a filha irá sair das redes sociais. O anúncio da “pausa significativa” foi publicado nos perfis administrados pela mãe, Katie Clem, e direcionado especialmente ao público brasileiro, por conta do sucesso da pequena por aqui.

Segundo o post, as contas da menina nas redes não serão mais atualizadas em respeito ao seu crescimento, para que “ela possa consentir e controlar o que sai na internet”.

A preocupação da pequena Chloe se tornou popular em todo o mundo - especialmente no Brasil

A preocupação da pequena Chloe se tornou popular em todo o mundo – especialmente no Brasil

-‘Já acabou, Jéssica?’: meme rendeu depressão e abandono escolar a jovem: ‘Inferno na vida’

‘Fãs brasileiros têm sido tudo’

“Olá, lindos fãs! Primeiramente eu gostaria de agradecer a vocês por tudo. Desde o primeiro dia, nossos fãs brasileiros têm sido tudo para a família Clem, especialmente para Lily e Chloe. Nós amamos muito, muito vocês”, diz a postagem, que lembra que as garotas estão há dez anos nos olhos do público por conta do sucesso.

“Eu quero que Chloe seja uma criança normal e que não tenha as pressões de postar ou se preocupar com quantidade de curtidas e seguidores que possui. Afinal, nada disso realmente importa”, escreve a mãe.

A maioria dos seguidores de Chloe nas redes é brasileira, e a jovem agradece ao público

A maioria dos seguidores de Chloe nas redes é brasileira, e a jovem agradece ao público daqui

-‘Puta falta de sacanagem’: ela virou meme e ainda é lembrada por isso 10 anos depois

Atualmente Chloe está com 12 anos, e o texto lembra que em breve ela está no colegial e, assim, a mãe quer que ela seja uma “criança normal”, vivendo a vida da forma que achar melhor. “Eu nunca fui uma mãe de palcos e nunca empurrei Chloe e Lily para a fama. Fizemos isso porque era divertido e proveitoso, e as memórias que construímos são inestimáveis.

Do jeito que o mundo está hoje, eu tenho medo de deixar minhas crianças tão acessíveis no futuro. O que está feito, está feito e o meme da Chloe vai viver na infâmia e isso me deixa muito feliz!”, diz.

A jovem costuma reagir com semblante semelhante quando encontra seu rosto por aí

A jovem costuma reagir com semblante semelhante quando encontra seu rosto por aí

-Luiza, que foi para o Canadá, surge grávida e fala de vida 10 anos após meme

A postagem, publicada no domingo do dia 17, pede compreensão dos fãs, e deixa claro que o perfil só voltará a ser atualizado quando a própria Chloe estiver pronta.

“Nós vamos continuar a aproveitar sua olhadinha de lado e os dentinhos salientes, mas, aqui nesta conta, eu vou dar a Chloe a pausa que ela merece. Eu amo todos vocês. Verdadeiramente. Muito. Espero que vocês entendam. A Chloe estará de volta quando ELA estiver pronta para fazer escolhas por si mesma”, escreve Katie, que se despede com amor do público brasileiro.

-Estrela de meme do incêndio usou R$ 2,7 mi de venda de foto em NFT para pagar dívidas

No vídeo original, a menina reage ao choro da irmã diante da notícia de que a família irá passear na Disney mais uma vez. A imagem de Chloe aos dois anos de idade olhando lateralmente com semblante de preocupação viralizou tanto em 2013 que o vídeo já passa de 20 milhões de visualizações no Youtube, e possui até mesmo uma página própria na Wikipédia.

O sucesso da imagem é tão grande no Brasil que, em 2017, ela chegou a fazer uma viagem por todo o país, a convite do Google. O perfil de Chloe no Instagram atualmente possui 517 mil seguidores.

Chloe e a irmã, Lily, em foto recente: a jovem decidirá quando voltará a alimentar o perfil

Chloe e a irmã, Lily, em foto recente: a jovem decidirá quando voltará a alimentar o perfil

Publicidade

© fotos: Instagram/@chloeclem/reprodução

 

 


Canais Especiais Hypeness